Toyota e Softbank unem esforços para desenvolver serviços de carros sem condutor

A Toyota e o SoftBank vão juntar esforços para desenvolver serviços de carros que se baseiam em carros autónomos (sem condutor). Esta parceria surge de uma visão em que “menos pessoas conduzem os seus próprios veículos”.

Esta é o unir de esforços de dois dos principais agentes económicos do mercado japonês. A ideia passa por não ficar para trás nestes novos mercados que se abrem com os carros autónomos e a sua aplicação no quotidiano das pessoas.

“O SoftBank sozinho ou os produtores de carros sozinhos não conseguem fazer tudo,” referiu Junichi Miyakawa, o chefe de tecnologia no SoftBank que será o CEO da nova companhia que irá surgir deste unir de esforços. A ideia é unir esforços financeiros, mas também técnicos e tecnológicos.

São cada vez mais as empresas a anunciar investimento e parcerias nesta área

Esta é uma das áreas de tecnologia em que o investimento mais tem aumentado. A Daimler e a Renault, na quarta-feira, anunciaram que aumentarão a cooperação no desenvolvimento de baterias, veículos autónomos e serviços de mobilidade. No mesmo dia, a Honda também anunciou um investimento de $2.75 mil milhões nesta área. São números grandes que fazem antecipar uma revolução tecnológica prestes a aparecer algures na próxima década.

De quanto é este investimento da Toyota e do SoftBank?

Este investimento será relativamente modesto, na ordem dos $17.5 milhões de dólares (2 biliões de yen). A nova companhia terá o nome de MONET e as suas potenciais áreas de negócio serão a de entregas de refeições, transportes públicos e veículos relacionados com medicina.

Ambas as empresas já tem investimentos feitos nesta área. Por exemplo, tanto a Toyota como o SoftBank são investidores na Uber, Grab e Didi Chuxing. Porém, é a primeira vez que ambas as empresas anunciam um investimento conjunto para veículos autónomos. A empresa terá um capital inicial pequeno, mas apenas o tempo dirá se existirá crescimento.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here