Tor Browser chega ao Mobile para garantir privacidade

Red Magic 5G

O Tor é uma rede bem conhecida devido a nos dar acesso à “Deep Web”, uma internet anónima e que nos permite aceder a conteúdo que não encontramos na internet normal. Um software já disponível para computadores há bastante tempo, mas que, finalmente, fica acessível, também através do seu smartphone.

Além do acesso à “Deep Web”, o Tor Browser tem como principal funcionalidade a privacidade dos utilizadores e o acesso à internet de forma totalmente anónima e sem que o que faz seja monitorizado e guardado, o que o torna numa excelente opção neste sentido. Uma opção que, finalmente, chega ao sistema operativo móvel da Google.

A Tor Project acaba de lançar a primeira versão do seu browser para Android, sendo que ainda é apenas a versão Alpha, o que significa que é uma versão que deverá ter bugs, mas é o primeiro passo. Este browser ficou conhecido após os escandalos de privacidade reportados por Edward Snowden, que acabou por dar a conhecer ao mundo como os EUA monitorizavam uma grande parte da informação utilizada na internet.

Após o escândalo, o Tor, que até ao momento era mais conhecido por dar acesso à “Deep Web”, destacou-se por já oferecer funcionalidades de privacidade de grande nível e que já era utilizado por várias pessoas em países onde há monitorização “oficial”, como na China ou em países ditatoriais.

Agora, o Tor Browser chega ao sistema operativo Android, ainda numa fase Alpha, mas já funcionalidade. Neste momento, para utilizar a aplicação Tor ainda é necessários duas aplicações extras, no entanto, a empresa responsável pelo projeto acredita que até ao final do ano, e na versão final, tudo funcionará dentro do browser Tor.

Como é que temos a certeza da privacidade?

A imagem em cima, via GizChina, demonstra como funciona um acesso normal e um acesso através do Tor Browser.

Enquanto num acesso normal, não há qualquer encriptação dos nossos dados, quando utilizamos o Tor Browser, até chegar à internet os nossos dados são encriptados três vezes. Desta forma, é praticamente impossível que se consiga desencriptar a informação e se consiga monitorizar os utilizadores.

Obviamente que, como em tudo, este tipo de utilização não é bem vista pelas empresas da internet e utilizar certos serviços da internet não serão fáceis, mas é tudo uma questão de perspectiva e da prioridade de cada um.

Se quiser experimentar já o Tor Browser, poderá fazer download da aplicação neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here