Todos os telemóveis com Windows Phone vão poder migrar para o Windows Apollo! (ou então não)

A confirmação veio de Nuno Silva, evangelista da Microsoft Portugal para o Windows Phone. As declarações do desenvolvedor português não caíram bem e foram entretanto desmentidas pelas Microsoft.

Na manhã de 18 de Abril todas as indicações apontavam para que nenhum dos actuais dispositivos no mercado com WP iria receber a actualização para o Windows Phone 8. Nem mesmo os telemóveis Nokia da linha Lumia, 900, 800 e 710. O primeiro site a reportar esta situação foi o The Verge que se baseou numa fonte anónima próxima da Microsoft. Essa mesma fonte disse que a empresa norte americana oficialmente apenas garantia que todas as aplicações no Windows Market iam ser compatíveis com a próxima versão do sistema operativo móvel.

A empresa responsável pelo Windows pode assim cometer um dos principais erros e problemas do Android que é a fragmentação de SO. Se a situação se verificar a Microsoft vai falhar ainda mais do que a Google, já que maior parte dos dispositivos lançados com o sistema operativo Android conseguem pelo menos actualizar-se para uma das versões seguintes. A reportagem do The Verge faz algum sentido pois vai de encontro a antigas e supostas especificações mínimas de um telemóvel para correr Windows Apollo: processador dual-core, NFC e maior resolução no ecrã.

Só que estas especificações vão contra aquilo que Stephen Elop, CEO da Nokia, disse esta semana: “os chamados dual-core e quad-core phones apenas gastam bateria e não serão úteis para os consumidores durante muito tempo”. Acha a situação confusa? Tudo piora quando as declarações de Nuno Silva ao site Zwame, que garantia Windows Phone 8 em todos os telemóveis, e que estavam no Youtube, foram eliminadas segundo relata o Gizmodo Brasil. O evangelista da Microsoft Portugal disse que a Microsoft tinha revelado publicamente que todos os smartphones com WP migrariam para a versão Apollo – informação que já foi desmentida pela própria Microsoft.

http://www.youtube.com/watch?v=xu7K23EDyFs
(vídeo susceptível de ser removido)

O site brasileiro recorda ainda que Terry Myerson, o vice-presidente corporativo do Windows Phone, sempre que é questionado sobre o suporte dos smartphones actuais à futura versão do WP, esquiva-se com uma resposta politicamente correcta e muito duvidosa. Duvidosa ficou também a situação sobre o update para a versão Apollo: a) será que o Nuno Silva tinha razão mas falou de mais? b) será que o Nuno Silva interpretou mal alguma informação interna da Microsoft? c) será que a Microsoft realmente não vai actualizar os LG’s, Samsung’s e Lumias com Windows Phone?

Falta agora a Microsoft emitir um comunicado oficial onde esclareça toda esta confusão. Até lá, se o leitor é um dos que gastou mais de 400 euros num Lumia 800, tem todo o direito em estar a espumar-se pela boca.

Actualização da notícia:

Nuno Silva, evangelista da Microsoft Portugal para o Windows Phone, já reformulou as suas declarações dizendo que as aplicações da Windows Store neste momento seriam todas compatíveis com a versão WP Apollo. E não os telemóveis. A solução b) era a resposta certa.

Fonte: Engadget

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui