Considerando a boa relação entre a música e o TikTok, não seria nada surpreendente se a empresa pensasse em lançar um aplicativo próprio de streaming de música. Bem, os registos da patente descobertos pelo Insider indicam que o TikTok está mesmo a trabalhar nisso.
A empresa que controla o TikTok, ByteDance, registou um pedido de marca registada no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA para “TikTok Music”. De acordo com o documento, o serviço irá permitir aos utilizadores comprar, reproduzir, partilhar e baixar músicas. Também irá permitir aos utilizadores criar, partilhar e recomendar as suas listas de reprodução, comentar músicas e transmitir áudio e vídeo ao vivo. ByteDance já tinha registado uma marca “TikTok Music” na Austrália em novembro no ano passado.
A ByteDance já tem uma vasta experiência com streaming de música. Em 2020, a ByteDance lançou um aplicativo de streaming de música, Resso, na Índia, Brasil e Indonésia. O Resso possui alguns dos mesmos recursos descritos no arquivo “TikTok Music”, como a capacidade de criar listas de reprodução, partilhar músicas nos mídias sociais e interagir com a comunidade do próprio aplicativo.
A ByteDance ainda usa o TikTok para trazer utilizadores ao Resso. De acordo com uma reportagem do The Information, o aplicativo TikTok no Brasil vem com um botão que redireciona os utilizadores para o Resso para que eles possam ouvir a versão completa de uma música do seu interesse, um movimento que ajuda a manter os utilizadores dentro do ecossistema da ByteDance.
O Information também informou que o Resso tinha mais de 40 milhões de utilizadores mensais na Índia, Brasil e Indonésia em novembro de 2021, um número que provavelmente irá crescer. No início deste ano, um relatório do Insider revelou que os utilizadores ativos mensais do Resso cresceram 304% entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022 apenas na Índia, em oposição ao crescimento de 38% do Spotify no mesmo país durante o mesmo período de tempo.
Ainda não existe informações claras se a ByteDance tem como objetivo desenvolver um aplicativo de streaming de música baseado na estrutura Resso ou se irá apresentar algo totalmente diferente. Assim como o TikTok teve um impacto profundo na maneira como os sites dos mídia social operam, é possível que um aplicativo de streaming de música com vínculos do TikTok possa mudar a indústria de streaming de música, forçando os serviços a terem de se adaptarem.
Fonte: Businessinsider