TikTok emite avisos a utilizadores para combater a desinformação

O TikTok está a avançar com uma nova funcionalidade de modo a conseguir combater a desinformação que cada vez mais invade a sua plataforma. A aplicação irá por começar a emitir avisos aos utilizadores antes dos mesmos partilharem os seus vídeos caso os factos não tenham sido autenticados como verosímil pela empresa.

Esta actualização foi produzida para identificar toda a “área cinzenta” no processo de autenticação e verificação das contas dos utilizadores. Os utilizadores que tentem de algum modo partilhar conteúdo que tenha sido sinalizado pela plataforma como não tendo sido confirmado como verdadeiro no seu novo sistema de verificação, irão ver surgir nos seus ecrãs uma janela pop-up informando que “this video has been flagged for unverified content.”

No entanto não irá impedir os utilizadores de prosseguir com a partilha dos vídeos caso assim o entendam, mas temos a realçar que o vídeo não irá aparecer no separador “Para si” para os outros utilizadores. O TikTok irá também notificar o utilizador que originalmente partilhou o seu vídeo que o mesmo encontra-se sinalizado pelas normas da plataforma.

Com tudo isto, a empresa espera que os utilizadores da rede social sejam encorajados a efectuar uma pequena pausa antes de decidir se escolhem “Cancelar” ou “Partilhar”. A empresa afirma ainda que os testes iniciais de avisos já reduziram em cerca de 24% a partilha de vídeos.

Esta estratégia é similar à tomada pela rede social Twitter que encoraja os utilizadores a ler os artigos primeiro antes de os partilharem (algo que a empresa já veio confirmar ter sido um sucesso).

De certo modo, o TikTok fez uma abordagem um pouco mais agressiva que o Twitter em relação à desinformação. A empresa continua a trabalhar em parceria com empresas terceiras para a confirmação da veracidade dos factos e informações partilhadas pelos seus utilizadores. Seja como for, é sempre de louvar esta atitude por parte de uma gigante rede social.

Fonte: Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here