TikTok alarga acesso à API de Investigação e apresenta biblioteca de conteúdos comerciais

O TikTok anunciou, em nota enviada à imprensa, o alargamento do acesso à API de investigação para a Europa e disponibiliza novas ferramentas de transparência para conteúdos comerciais. Estas ferramentas foram concebidas para aumentar a transparência dos conteúdos da plataforma e resultam do feedback recolhido junto dos investigadores e da sociedade civil.

No início deste ano, o TikTok lançou gratuitamente uma primeira versão da API de investigação para académicos nos Estados Unidos da América (EUA). O objetivo é facilitar a
investigação independente da plataforma e trazer transparência ao conteúdo do TikTok. Desde então, a plataforma recebeu mais de 60 candidaturas de investigadores académicos dos Estados Unidos, que trabalham sem fins lucrativos, e cuja área de estudo está relacionada com temas como tendências de consumo, desinformação, saúde mental, entre outros.

Nas próximas semanas, os investigadores académicos na Europa, que trabalham igualmente sem fins lucrativos, também vão poder candidatar-se a ter acesso à API de investigação. Este trabalho é acompanhado de outro de melhorias na API de
investigação, que tem por base o feedback transmitido pela comunidade.

Em mais de metade das candidaturas que o TikTok recebeu, é pedida a colaboração com outros investigadores, pelo que, em breve, será permitido que até dez investigadores trabalhem em conjunto num projeto de investigação partilhado. Todos os
investigadores terão de ter a sua própria conta TikTok for Developers e estarem localizados nos Estados Unidos ou na Europa para aceder à API de Investigação. Os investigadores principais vão poder apresentar uma única candidatura para os colaboradores da mesma universidade.

Entretanto, o TikTok está a abrir a sua Biblioteca de Conteúdos Comerciais para conferir transparência à publicidade paga e a outros conteúdos de natureza comercial no TikTok. A Biblioteca de Conteúdo Comercial é uma base de dados pesquisável com informações sobre os anúncios pagos e metadados de anúncios, como por exemplo o criativo por detrás da publicidade, as datas em que o anúncio foi divulgado, os principais parâmetros usados para segmentação (por exemplo, idade e género), número de pessoas que receberam o anúncio, entre outros.

A Biblioteca também inclui informações sobre conteúdo de natureza comercial, tanto
classificados como parceria paga ou promocionais – conteúdo que promove uma marca,
produto ou serviço, mas não é um anúncio pago.

A plataforma também irá oferecer acesso a uma API de Conteúdo Comercial. Os
investigadores terão de criar uma conta TikTok Developers, e submeter uma candidatura para aceder à API de conteúdos comerciais, que será analisada para evitar que estes dados sejam usados por agentes maliciosos. Ainda que qualquer pessoa possa aceder à Biblioteca de Conteúdos Comerciais, neste momento, apenas estão disponíveis dados da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui