Ticketed Spaces e Super Follows: conteúdos pagos chegam ao Twitter

Os rumores já não são de agora e nos últimos tempos tinham-se adensado, com diversas informações e imagens de como é que estes conteúdos pagos iriam surgir na rede social. Ora, se até agora as informações apontavam num Twitter Blue, a rede social anuncia os seus novos recursos de monetização, incluindo “Super Follows” e Ticketed Spaces. A empresa anunciou que irá disponibilizar os novos recursos à medida que espera o primeiro grupo de testers para as ferramentas.

Os recursos estão entre as primeiras atualizações importantes do Twitter para atrair criadores e podem mudar a forma como alguns dos utilizadores de maior perfil do site usam a plataforma. As aplicações para ambos os recursos estão disponíveis no aplicativo do Twitter na nova seção “monetização” (o Super Follows só estará disponível no iOS, inicialmente). A empresa afirma que aceitará um grupo inicial de testers antes de disponibilizar os recursos de forma mais ampla.

Os Super Follows é uma assinatura mensal semelhante ao Patreon ou OnlyFans. Ele permite que os criadores de conteúdo ofereçam benefícios extras, como conteúdo exclusivo, aos assinantes por US $ 2,99, US $ 4,99 ou US $ 9,99 por mês (esta fase inicial de testes estará disponível nos EUA). Embora permita que os utilizadores basicamente “cobrem pelos tweets”, o Twitter disse que deseja que as pessoas sejam mais criativas com as suas ofertas.

blank

Por exemplo, um criador pode oferecer aos subscritores acesso exclusivo às sessões de perguntas e respostas. Para se inscrever no Super Follows, os utilizadores devem ter 18 anos ou mais, morar nos Estados Unidos, ter pelo menos 10.000 seguidores e ter publicado pelo menos 25 tweets durante os 30 dias anteriores.

Os Ticketed Spaces, por outro lado, seriam pagamentos únicos para um único evento. O recurso permite que os utilizadores cobrem um bilhete para aceder a conversas de áudio ao vivo. O Twitter diz que o preço de um bilhete pode variar de US $ 1 a US $ 999 (embora seja difícil imaginar que tipos de conversas ganhariam um preço tão alto).

O recurso também torna o Spaces mais competitivo com o Clubhouse, que começou a fazer experiências com pagamentos, mas ainda não tem um recurso de emissão de bilhetes. As inscrições para Ticketed Spaces serão abertas a utilizadores nos Estados Unidos com pelo menos 1.000 seguidores que tenham alojado pelo menos três Spaces durante os 30 dias anteriores.

Com a abertura dos aplicativos, o Twitter também revela detalhes sobre como planeia dividir a receita com os criadores de sua plataforma. A empresa revela que a sua comissão será de 3%, sem contar com a comissão da Apple e do Google, sendo que após os primeiros 50 mil dólares, a comissão do Twitter passará para os 20%.

blank

Esther Crawford, Diretor de produto do Twitter, disse que a empresa estabeleceu o limite de US $ 50.000 porque mostra “que o utilizador está a obter valor com esses recursos e que eles estão a ajudar a ganhar [dinheiro] de verdade”. Tanto os Super Follows quanto os Spaces com tickets são essenciais para os esforços do Twitter para ajudar criadores e outros utilizadores de alto perfil a monetizar os seus seguidores na plataforma.

O que está menos claro é se os utilizadores do Twitter estarão realmente dispostos a gastar dinheiro num serviço que sempre foi gratuito. Ao mesmo tempo, plataformas como Patreon e OnlyFans provaram que os criadores podem construir carreiras com o apoio dos seus fãs mais dedicados. Com estas funcionalidades, o Twitter vem ser um concorrente forte a estas duas plataformas, com a vantagem que, grande parte dos criadores já ter os seus fãs no Twitter.

Fonte: Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here