The Oatmeal angaria mais de 84 mil euros depois de ser ameaçado com processo legal

Matthew Inman, mais conhecido na Internet como The Oatmeal, tem ajudado a propagar uma das histórias mais absurdas que o mundo online conheceu nos últimos tempos – e não, não se trata de mais um dos seus hilariantes cartoons.

Tudo começou quando há cerca de um ano Inman escreveu um post no seu blog acerca do site FunnyJunk, um agregador de conteúdos de humor, acusando-o de usar repetidamente o seu trabalho sem o creditar devidamente. Entre outras coisas, o cartoonista resumiu no seu estilo irónico o modo de funcionamento do site:

 “Eis como o FunnyJunk.com funciona:

1. Reúnem imagens engraçadas retiradas da Internet
2. Hospedam-nas no FunnyJunk.com
3. Enfiam-nas entre publicidade
4. Se alguém os acusa de infringir os direitos de autor, atiram as mãos ao ar e exclamam “Foram os nossos utilizadores que fizeram upload das imagens! Não temos nada a ver com isso! Somos inocentes!”
5. Recebem cheques de seis dígitos por publicidade conseguida com o material roubado de outros artistas”

Após a publicação deste post e segundo conta o próprio artista, o responsável pelo site chegou a remover vários dos seus trabalhos mas muitos ficaram por apagar: “Infelizmente, ele apenas apagou os posts que têm The Oatmeal no título. Isto significa que todos os conteúdos que estavam devidamente creditados foram apagados e todos os outros que não me mencionam ainda estão ativos, o que é basicamente todo o meu site.”

Agora, quase um ano depois, o FunnyJunk voltou a tomar uma atitude em resposta ao post publicado no The Oatmeal. O que ninguém esperava era que o site optasse por processar Matthew Inman, pedindo-lhe uma indemnização de 20 mil dólares pela “difamação” que o cartoonista levou a cabo no seu blog.

Inman reagiu ao pedido do site com o seu habitual sentido de humor, partilhando com a comunidade o seu plano:

“Operação Amor de Urso Bom. Cancro Mau.

1. Vou tentar juntar 20 mil dólares em donativos.
2. Vou tirar uma fotografia do dinheiro angariado.
3. Vou enviar-te [ao administrador do site] essa fotografia juntamente com uma imagem da tua mãe a seduzir um urso.
4. Vou dar metade do dinheiro à National Wildlife Federation e a outra metade à American Cancer Society.”

Até ao momento da redação deste artigo, Inman já tinha conseguido angariar mais de 105 mil dólares, ultrapassando largamente o objetivo inicial. “20 mil dólares em 64 minutos! VOCÊS SÃO ESPETACULARES”, comentou o cartoonista ao atingir o objetivo. Quanto ao FunnyJunk, ainda não fez qualquer comentário acerca da inusitada resposta de Inman.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui