Atenção: este artigo contém spoilers sobre o quinto episódio de The Last of Us
Ao quinto episódio de The Last Of Us, os fãs tiveram aquele que se tem revelado no episódio mais popular até agora. Se outros episódios dividiram os espetadores (veja-se o episódio 3), ‘Endure and Survive’ revela-se um caso sério de sucesso.
Não é fácil adaptar um jogo ao cinema. Veja-se a confusão que foi “Sonic the Hedgehog” (2020), ou mesmo “The Assassin’s Creed”. São adaptações que os fãs preferem esquecer. Mas alguns jogos de navegador, populares por serem gratuitos e por sua facilidade de acesso em diversas plataformas online, também tiveram adaptação ao cinema. Exemplo disso é o Angry Birds.
E embora tenham dividido a crítica, muitos fãs acabam por concordar que foi uma adaptação positiva, tanto que teve direito a uma sequela mais recentemente. Mas o sucesso mais recente no campo da adaptação de games ao cinema é The Last Of Us, e o quinto episódio é provavelmente a melhor prova disso.
Episódio 5 mais perto da essência de The Last of Us
Neste, a Joel e Ellie juntam-se Henry e Sam. E além de uma reprodução de cenas fiel ao jogo, existem outras que complementam a história. Assim se volta a mostrar o equilíbrio que a equipa da série tem conseguido entregar neste campo.
E para quem afirmava que até agora havia poucos infetados, estes chegam em grande força mais para o final deste episódio. É aí que se dá a primeira aparição de um bloater, com tudo o que isso implica para os personagens Perry ou Kathleen.
E é difícil o espetador não se sentir impactado com uma espécie de “ninho de infetados” que vemos nessa altura a aparecer após a cedência do solo. Aí vamos da subtileza de outros episódios ao verdadeiro caos que muitos fãs pediam. Após sobreviverem a este ataque trágico, Ellie, Joel e os agora companheiros Henry e o irmão Sam não terão descanso. Sam acaba por revelar a Ellie que foi mordido.
Ellie conta ao amigo que é imune. Havia duas opções na cabeça do espetador: ou Sam também era imune, ou acaba por se transformar. Ellie então lhe faz algo semelhante a uma transfusão de sangue. Mas é quando acorda a meio da noite que é abalada. Sam já está infetado, e Henry acaba por ter de tomar uma decisão difícil. Um episódio que mostra a excelente adaptação que a HBO Max tem feito deste jogo popular.
Adaptar um jogo ao cinema ou TV não é fácil
Qualquer adaptação de um jogo ao pequeno ou grande ecrã tem de lidar com algo importante: as expectativas dos fãs. Normalmente estes quererão que o jogo seja o mais possível fiel à história, e que não se desvie para narrativas que estes julgam serem acessórias.
Veja-se o exemplo do episódio 3 de The Last of Us. Este explora a história de amor entre Frank e Bill, com grande sensibilidade. Mas as críticas entre os fãs não podiam ser mais divisórias, pois é algo considerado por muitos acessório face ao jogo.
O advento de novos episódios de The Last Of Us vai ditar se a adaptação irá continuar a ser do agrado dos fãs do título. Além desses, a história tem conquistado milhões de espetadores que nunca haviam tido contacto com o jogo.