Tesla terá plataforma de jogos com apoio da AMD nos Model S e Model X

A Tesla já permite usufrui de alguns jogos no próprio automóvel, como o Buggy Racing 2 ou o Cuphead, mas Elon Musk, CEO da fabricante, chegou a afirmar que seria possível jogar The Witcher 3 ou Cyberpunk 2077 no Model S ou no Model X. Ora já será possível em breve graças ao novo acord que a fabricante de automóveis estabeleceu com a AMD.

A AMD irá colocar os seus processadores e gráfica para que os donos de Teslas possam usufruir de uma plataforma de jogo de 10 teraflop, revelação feita durante a Cumputex 2021, onde indica que o novo sistema de infoentretenimento dos automóveis da Tesla contarão com um processador AMD Ryzen em conjunto com uma GPU AMD RDNA 2.

“Então, na verdade, temos uma APU AMD Ryzen a alimentar o sistema de infoentretenimento em ambos os carros, bem como uma GPU baseada em RDNA2 que entra em ação ao executar jogos AAA, fornecendo até 10 teraflops de potência de computação. Estamos ansiosos para oferecer aos gamers uma ótima plataforma para jogos AAA”, afirmou a CEO da AMD, Lisa Su.

E se você combinar essa informação com outra notícia que a AMD revelou hoje, podemos ter a ideia de que a nova plataforma nos automóveis da Tesla de “10 teraflop” poderá ser, em teoria, um pouco inferior à Playstation 5 da Sony .

Em janeiro, o leaker Patrick Schur publicou um diagrama de blocos da Tesla que escolheu uma GPU AMD Navi 23 especificamente para os novos veículos da Tesla, e hoje a AMD anunciou os novos chips gráficos para laptop Radeon 6800M, 6700M e 6600M – o mais fraco deles apenas acontece de usar Navi 23.

Segundo o divulgado hoje, o chip Radeon 6600M vem com 28CUs e 1792 shader units – em comparação com os 36CUs e cerca de 2.304 shader units de GPU RDNA 2 no PlayStation 5 da Sony, que também afirma ser um equipamento de jogos de 10 teraflop.

Assim, não sendo exatamente igual, conseguimos perceber as diferenças entre uma Playstation 5 e o “novo” Tesla, por isso, nesta comparação, poderemos perceber que é um pouco inferior, no entanto, não deixa de ser impressionante que num automóvel tenhamos uma capacidade de jogo que esteja, sequer, perto de uma consola da nova geração.

A plataforma se´ra baseada no Linux, apesar de não ser necessariamente um benefício quando se trata de desempenho em jogos, no entanto, os jogos em nuvem Google Stadia também usam 10 teraflops de desempenho das suas GPUs AMD, e podemos afirmar que é um excelente desempenho, obviamente vários jogos estão longe da qualidade de uma Xbox ou de um PC.

Também podemos referir que os primeiros automóveis que já contam com a nova plataforma de jogos apoiada pela AMD estará no Model S Plaid, que começará a ser entregue a partir do próximo dia 10 de junho. Esperamos que quando os primeiros automóveis com este sistema cheguem ao mercado, também comecemos a ver os primeiros vídeos de como é que a plataforma se comporta com estes jogos mais puxadotes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here