Tesla segue filosofia de marketing da Apple

tesla-model-s-logo

Imaginem uma empresa especializada na venda de produtos com a tecnologia mais sofisticada, apoiada por um enorme grupo de fãs devotos e que é gerida por um Presidente exigente e cujo plano é praticamente governar o mundo.

À primeira vista este cenário parece ter sido a Apple no ciclo de gestão de Steve Jobs, mas pode ser também utilizado para descrever a Tesla orientada por Elon Musk. Estas semelhanças foram focadas no estudo do site Stratechery’s assinado por Ben Thompson. Este trabalho compara as duas companhias.

O trabalho de Ben Thompson começa por focar a força que Tesla exerceu sobre a indústria do automóvel para repensar o conceito do automóvel, tal como aconteceu com a Apple quando pressionou a indústria dos telemóveis a redefinirem os seus produtos quando surgiu o iPhone. Graças a este passo marcante a Tesla definiu-se pela sua solidez no desenvolvimento de automóveis elétricos o que conseguiu ser capitalizado como valor de marca e com isto conseguido uma vantagem abismal para os concorrentes, mesmo que lancem produtos muito mais sofisticados e vanguardistas.

“O repensar de forma radical um automóvel foi possível através de uma nova motorização, o que abriu possibilidade à Tesla do fabrico do melhor automóvel já que até aqui eram praticamente inexistentes propostas dos concorrentes. Além disso a falta de experiência da Tesla foi uma vantagem em fatores como: missão da empresa, programas de incentivos internos, o que atualmente se traduz numa dependência elétrica generalizada.”

E isto será importante para a Tesla nos anos que estão para vir: a BMW, a Mercedes e a General Motors estão a desenvolver os seus próprios modelos de automóveis elétricos. Será que a Tesla vai aguentar a exclusividade da experiência de condução sublime que oferece aos consumidores atualmente por muito mais tempo?

A infraestrutura de recarregamento das baterias desenvolvida pela Tesla dá à marca uma enorme vantagem permitindo abraçar novos consumidores e não se encostar apenas aos que têm a consciência ambiental mais forte. Quem procura um Tesla nos dias de hoje pretende um automóvel excecional e excelente. Fica a questão para o futuro: aguentará a Tesla a pressão dos rivais?

Quanto ao estudo da Stratechery merece uma leitura atenta e cuidada, já que a economia mundial está em mutação supersónica!

Fonte: Stratechery

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here