Tesla quer produzir até 1 milhão de carros por ano na Gigafactory alemã

A Gigafactory da Tesla na Alemanha continua a aumentar progressivamente a sua capacidade de produção. No final de fevereiro, a empresa disse que estava a produzir 4.000 Model Y por semana. Tendo por base estes dados estamos a falar de 200.000 carros elétricos por ano, sendo que a empresa está a trabalhar para fabricar 500.000 carros por ano.

A Tesla está sempre em busca de inovar e expandir os seus negócios no sector automobilístico, mesmo que esteja longe de alcançar o seu objectivo principal neste momento. Mesmo assim, a empresa liderada por Elon Musk tem o olhar voltado para o futuro e não se contenta em apenas se acomodar. Prova disso é que, na semana passada, a fabricante de carros elétricos apresentou um pedido para alavancar a produção da sua fábrica em Grünheide, no estado de Brandemburgo, na Alemanha.

Foi apresentado um pedido para duplicar a capacidade de produção no futuro. De acordo com a agência ambiental que recebeu o pedido, a Tesla solicitou aprovação para aumentar a capacidade de produção dos atuais 500.000 veículos por ano para um milhão de veículos por ano no futuro. Porém, não estamos a falar de um pedido que inclua também uma ampliação da fábrica. Com efeito, a agência do ambiente sublinha que os sistemas necessários serão todos instalados dentro da atual estrutura.

Para a construção da Gigafactory alemã, a Tesla enfrentou vários obstáculos. Em particular, ele teve vários problemas com grupos ambientalistas em questões como desmatamento e exploração de água. Ao apresentar o pedido de aumento de produção ao órgão ambiental, a empresa americana destacou que não irá precisar de usar mais água graças ao seu programa de reutilização de água.

“A Tesla otimizou os processos de planeamento e produção de tal forma que mesmo as quantidades de água doce previamente utilizadas como base e contratualmente acordadas são suficientes para essa expansão”.

A apresentação do pedido às autoridades alemãs não surpreende, uma vez que os planos de expansão da fábrica já se andam a falar há muito tempo e a questão “ambiental” já foi levantada em muitos quadrantes. Face ao que aconteceu no passado, diz-se que estas garantias da Tesla são suficientes. Veremos o que acontece.

Parece claro, porém, que a marca norte-americana pretende fazer da Gigafábrica da Alemanha um polo de produção cada vez mais importante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui