Tesla mostra o seu novo chip para os seus veículos

A tecnologia das placas gráficas que a Tesla tem vindo a usar, é da NVIDIA, assim como os componentes da Intel, e o sistema de Inteligência Artificial (IA) para a montagem dos seus veículos. Desde 2017 que Tesla está a trabalhar numa solução própria, criar os seus próprios componentes.

Elon Musk havia dito há seis meses que iria ser feita uma apresentação oficial de um novo produto para os seus veículos, por volta desta altura, e como sempre, acertou, e ontem dia 23 de Abril, a Tesla apresentou o seu novo chip.

“A probabilidade deste computador falhar é menor do que alguém perder a consciência”, – diz Musk

A apresentação foi feita pelo Elon Musk durante o Autonomy Investor Day, em Palo Alto, na Califórnia, onde exibiu o seu novo produto como sendo o melhor chip do mundo. Possui 260mm quadrados de silício e 6 biliões de transistores. Coisa pouca! Tendo uma performance 21 vezes superior aos da NVIDIA e a sua concepção tem a arquitetura de 14nm pela Samsung Electronics e o processador central de 2.2GHz.

O chip Tesla FSD é um FPGA (Field-Programmable Gate Array), ou seja, um circuito integrado desenhado para ser configurado pelo cliente, depois da sua produção.

Tudo foi criado especificamente para lidar com os dados captados pelos sensores dos carros. Ou seja, o Full Self Driving Computer, como é chamado, atua de maneira muito mais rápida e eficiente do que os produtos atualmente disponíveis.

O sistema conta com chips de redundância para cada placa, justamente para que haja uma revisão constante de cálculos. Afinal, estamos a falar de vidas sob a responsabilidade de IA. A Tesla garante que seus conjuntos de redes neurais podem trabalhar com 36 trilhões de operações por segundo (cada) e custará à empresa apenas 80% do que vinha sendo gasto com outras soluções.

O novo processador já vem incorporado nos Model S e Model X assim como o Model 3. “Se algo falhar, o carro irá continuar a ser dirigido normalmente. A probabilidade de falhar é substancialmente menor do que alguém perder a consciência. Tudo que precisamos fazer agora é melhorar o software” – Diz Elon Musk.

Fonte: TheVerge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here