Tesla Model X e Model S recebem versões de preço reduzido

O Tesla Model S e o seu irmão, o Model X, têm vindo a contribuir imenso para a reputação da marca californiana ao longo da última década. Ambos os modelos são os mais antigos na oferta atual da marca. O Model S foi lançado em 2012, enquanto o Model X foi introduzido em 2015.

Ambos os modelos receberam ao longo da última década várias atualizações tanto à sua engenharia como também aos seus visuais. A mais recente atualização trata-se das versões “Standard Range” oferecidas tanto no S como no X.

O objetivo principal é oferecer uma gama de preço mais baixo de ambos os modelos. De facto, ambos os modelos viram uma redução de 10 000 dólares no seu preço base, sendo que o Model S apresenta agora uma etiqueta de 78 490 dólares (72 169 euros), enquanto o Model X começa nos 88 490 dólares (81 364 euros).

A redução de preço nas novas versões foi conseguida com a redução da autonomia de ambos os modelos. Neste caso, o Model X fica assim com uma autonomia de 432 Km, recebendo uma redução de 127 Km, já o Model S fica com 514 Km, tendo visto uma redução de 136 Km. Os novos “Standard Range” também são ligeiramente mais lentos numa aceleração dos 0 aos 100 Km/h, contando com uma potência de topo ligeiramente inferior.

Esta não é a primeira vez que a Tesla oferece versões “Standard Range” tanto no Model S como no Model X. A marca acabou, no entanto, por abandonar a ideia em 2019. No entanto, a revitalização destas versões aparece numa época em que a marca californiana se encontra a reduzir os preços em toda a sua frota de ofertas. A revista Reuters notou, ainda esta semana, que o Model Y teve o seu preço base reduzido na China.

Não foi confirmado se a razão por detrás da redução de autonomia é devida a um tamanho mais pequeno das baterias presentes, ou se a capacidade foi simplesmente bloqueada através do software da Tesla. Esta segunda opção, levanta a possibilidade de os compradores poderem pagar para desbloquear a sua capacidade total após a compra.

Alguns cibernautas salientaram os pesos listados de ambas as novas versões, que aparentam ser os mesmos que os seus homólogos de valor acrescentado. Esta observação sugere que as diferenças de hardware entre as versões poderão ser mínimas.

A Tesla irá começar as entregas dos novos Model S e Model X “Standard Edition” já em Setembro, sendo que os veículos já se encontram disponíveis no site norte-americano da marca. No entanto, para Portugal ainda não existe uma previsão de quando estes novos veículos poderão chegar, sendo que o website português ainda não foi atualizado. Poderá, no entanto, contar com preços muito idênticos aos norte-americanos.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui