Tesla desactiva o “modo jogo” durante a condução

Tesla concordou em fazer alterações no seu recurso Passenger Play que permite que os jogos sejam jogados no ecrã, sensível ao toque, enquanto o carro estiver em movimento.

Esta situação decorre no seguimento de uma investigação lançada pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA). A agência refere que foi informada pela empresa que uma actualização de software desactivaria o recurso durante a condução. “Passenger Play será bloqueado e inutilizável quando o veículo estiver em movimento”, disse a agência ao jornal BBC. A NHTSA acrescenta ainda que o Passenger Play “pode distrair o motorista e aumentar o risco de um acidente”.

As diretrizes da agência afirmam que os dispositivos no carro devem ser desengatados para que não possam ser usados pelo motorista “para realizar tarefas secundárias inerentemente distrativas durante a condução”.

blank

A empresa de automóveis de Elon Musk já tinha enfrentado duras críticas de que esta funcionalidade era perigosa. Tesla não emitiu nenhuma declaração formal sobre o assunto.

Embora a possibilidade de jogar no ecrã do automóvel não fosse destinada aos motoristas e solicitasse à pessoa que estava a jogar a confirmação de que era um passageiro, não havia nada que impedisse um condutor de usá-la.

Inicialmente, o recurso só podia ser usado quando o carro estivesse imobilizado, no entanto esta característica foi alterada em dezembro de 2020, de modo a permitir que o jogo fosse activado quando o carro estava em movimento.

A alteração foi observada por um proprietário da Tesla, Vince Patton, que registou uma reclamação junto à NHTSA, descrevendo-a como “negligência imprudente”.

Em agosto deste ano, a agência lançou uma investigação sobre o sistema de piloto automático da Tesla após uma dúzia de carros, que estavam a usar o recurso, colidiram com veículos de emergência estacionados. E também estão a analisar outros acidentes associados ao sistema.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here