Tesla apresenta bons ganhos, mas o seu futuro continua incerto

A Tesla lançou recentemente o seu relatório de ganhos do quarto trimestre, mostrando um impressionante aumento de 59% de ano para ano no rendimento líquido. Com 24,3 mil milhões de dólares em receitas e 3,7 mil milhões em rendimento líquido, a empresa provou que apesar de um ano turbulento de procura e controvérsia em torno da liderança de Elon Musk, a Tesla continua a ser um grande sucesso.

Tesla teve um ano altamente rentável em 2022, com um rendimento líquido de 14,1 mil milhões de dólares sobre 81,5 mil milhões de dólares em receitas. Isto foi significativamente maior do que os lucros registados em 2020 e 2021, quando a Tesla reportou $5,5 mil milhões e $721 milhões, respectivamente. Como tal, marcou o terceiro ano consecutivo em que Tesla terminou com lucro, demonstrando uma estabilidade financeira sustentada ao longo de um período de tempo prolongado, situação que demorou a conseguir-

A empresa informou que entregou 405.278 veículos aos clientes durante os últimos três meses e um impressionante 1,3 milhões de veículos ao longo de todo o ano de 2022. Este número é ligeiramente inferior ao seu objetivo de atingir um crescimento de 50% ao longo do ano, mas ainda serve como uma prova do sucesso de Tesla na indústria automóvel.

Foi um trimestre tumultuoso para Tesla, uma vez que lidou com a procura decrescente e uma linha de modelos envelhecidos, para além do aumento da competição dos fabricantes de automóveis tradicionais.

Para piorar as coisas para a empresa, a compra do Twitter pelo CEO Elon Musk levou a uma queda acentuada no preço das acções da Tesla. Numa questão de meses, as acções caíram até 65 por cento, causando milhares de milhões em perdas do próprio património líquido do Musk. A queda espantosa colocou-o na posição invejável de ser a primeira pessoa do mundo a perder 200 biliões de dólares de acordo com a Bloomberg.

“Depois de sentir um crescimento sem precedentes nos últimos anos no mercado de veículos elétricos, que foi essencialmente criado por Musk, agora a Tesla enfrenta uma macro mais sombria em 2023, com uma concorrência apertada vinda de outros concorrentes”, escreveu Dan Ives, analista da Wedbush, numa nota antes do Relatório de ganhos de quarta-feira.

A Tesla tem sido vista há muito tempo como uma vanguarda na transição para veículos eléctricos (VE). Recentemente, a empresa reduziu os seus preços em todo o mundo e também em Portugal, sugerindo que o sector dos VE possa estar a entrar numa fase de abanão. Os analistas afirmam que esta mudança foi uma tentativa da Tesla de estimular as vendas antes do final do ano.

Fonte: Tesla

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui