Tenha uma melhor interacção entre o Android e o PC

Trabalhar ao computador ou navegar no telemóvel são experiências completamente diferentes. Mas e se pudesse ligar os dois dispositivos para melhorar a experiência de utilização de ambos?

Já imaginou estar sentado em frente ao computador e ter o telemóvel lá longe porque está a carregar e à sua beira não tem um sítio para o fazer? Ou então daquela vez em que foi à cozinha comer qualquer coisa, deixou lá o telemóvel e não lhe apetece levantar para o ir buscar? Não tema mais, a partir de agora escusa de ter medo de perder uma chamada importante ou de não responder a tempo a uma mensagem. A aplicação PhoneDeck permite controlar as principais funções de comunicação do seu Android a partir do computador.

Depois de instalada a aplicação no smartphone, só tem que registar-se nos serviços do Phonedeck, abrir o browser e entrar com os seus dados. A app da empresa desk.io GmbH usa um sistema baseado na nuvem para sincronizar os contactos, mensagens e permite ainda controlar dados estatísticos sobre as comunicações que manteve com a sua lista de contactos. A sincronização entre o telemóvel e o computador é quase instantânea e permite controlar o telemóvel à distância.

A aplicação Phonedeck é gratuita na Play Store e permite receber ou responder a mensagens a partir do computador. Quanto às chamadas é possível iniciar, rejeitar ou receber a ligação de alguém que lhe esteja a ligar, mas só é possível falar pegando no telemóvel – talvez numa versão futura seja possível também falar através do computador. O Phonedeck tem ainda característica bastante útil – perdeu o seu telemóvel no meio dos lençois e cobertores, ou então deixou-o cair para dentro do sofá? Através do navegador pode seleccionar a opção «Localizar o telefone» e o smartphone irá emitir um som para que seja mais fácil descobrir onde se encontra. O único senão da app é que precisa de ter uma ligação à Internet activa para que todas as funções estejam operacionais.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Z7rnBiOXmRA

Mas se preferir controlar o computador através do telemóvel, também há aplicações que o fazem. A app Jump Desktop faz com que tenha controlo sobre o PC a partir de qualquer sítio, desde que possua ligação à Wi-Fi ou 3G. A aplicação transporta o desktop do computador para o ecrã do Android e a partir do smartphone pode fazer tudo, desde aceder a sites, imagens e documentos, ou até desligar o computador caso se tenha esquecido dele ligado. Pode ainda usar características específicas do telemóvel, como o pinch to zoom, para melhorar a experiência de utilização do computador.

A aplicação suporta diferentes versões de Windows, Mac e Linux e funciona em multitasking no telemóvel ou no tablet. O Jump Desktop vem em duas versões: uma gratuita e outra paga (3,99 euros). As versões suportam as mesmas funcionalidades, mas a versão gratuita apenas permite aceder a um computador, enquanto a versão paga permite aceder remotamente a um número ilimitado de PC’s.

httpv://www.youtube.com/watch?v=GkvHs6bluo8

Existem mais aplicações que fazem ligação entre os dispositivos Android e os computadores pessoais. O PC Monitor permite monitorizar os processos do PC e interagir com eles, o Team Viewer também dá acesso remoto ao computador e é até possível instalar o SO Android no PC. Agora é só ligar os dois dispositivos e tirar o melhor partido de cada um deles, mesmo nas situações mais improváveis.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa matéria… sempre muito útil… O android precisa disso mesmo, de alguém que diga o que se pode fazer e como se deve fazer. E quais as aplicações que se devem utilizar. Para mim dará muito jeito, visto que passo muito tempo no PC. Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here