Tem Windows 7 e o Windows 8? Acabou atualização para o Windows 11

A Microsoft anunciou recentemente que a actualização gratuita do Windows 7 e 8 para o Windows 11 chegou ao fim. Esta decisão marca o fim de uma era, onde os utilizadores podiam atualizar gratuitamente os seus sistemas operativos para a versão mais recente do Windows. No entanto, a actualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11 continuará a ser possível.

Relembrando o passado, aquando do lançamento do Windows 10, a Microsoft implementou um programa que permitia a actualização gratuita de sistemas operativos anteriores, com especial destaque para o Windows 7, que na altura dominava a quota de sistemas de escritório. Este programa estava limitado no tempo, tendo terminado oficialmente em Julho de 2016.

No entanto, a Microsoft adoptou uma postura pragmática e continuou a permitir as actualizações gratuitas, mesmo após o término oficial do programa. Mesmo não estando oficialmente permitido, os servidores de activação continuaram a aceitar e a activar equipamentos no Windows 10, registando-os para sempre.

Com o lançamento do Windows 11, a Microsoft ativou outro programa semelhante, mas desta vez limitado a equipamentos com licença válida de Windows 10 e que cumprissem os requisitos de hardware, que aumentaram nesta versão. No entanto, as actualizações gratuitas continuaram a funcionar, quer directamente para o Windows 11, quer passando pelo Windows 10.

Paul Thurrot, um conhecido blogger de tecnologia, afirma ter testado a versão mais recente do Windows 11 Insider Preview e já não é possível a activação.

No entanto, existe uma solução para quem ainda quer manter o seu sistema operativo legalizado. Adquirir uma licença de Windows 10 garantirá a legalização do Windows até ao fim do seu suporte em Outubro de 2025. Regularmente, existem promoções onde é possível adquirir licenças do Windows 10 por valores baixos. Estas chaves são legais e permanentes, e uma vez activada, é possível manter-se no Windows 10 ou realizar a actualização gratuita para o Windows 11 a qualquer momento.

Na minha opinião, esta decisão da Microsoft faz sentido, uma vez que incentiva os utilizadores a atualizarem os seus sistemas operativos para versões mais recentes e seguras. No entanto, é importante que a Microsoft continue a oferecer soluções acessíveis para os utilizadores que ainda não fizeram a transição para o Windows 10 ou 11.

Fonte: pcworld

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui