Telhado solar da Tesla é mais barato e eficiente do que um telhado com telhas normais

Red Magic 6S

O telhado fotovoltaico da Tesla prepara-se para tornar obsoletas as telhas das casas. Elon Musk revelou já o preço para este novo equipamento que foi revelado no ano passado. Mais barato que um telhado tradicional, mais eficiente do ponto de vista energético, capaz de gerar energia elétrica e ainda tem garantia para toda a vida. Este é o resultado do primeiro trabalho em grande escala da SolarCity depois de adquirida pela marca americana de automóveis.

As primeiras instalações do telhado solar da Tesla acontecerão já no verão em território norteamericano. A empresa prevê que as primeiras instalações na Europa aconteçam a partir de 2018, assim como ao resto do globo.

Os estudos prévios de instalação do telhado solar pela Tesla apontam que uma casa com cerca de 610 metros quadrados pode ter o telhado coberto com cerca de 40% de telhas Tesla. O sistema inclui uma bateria Powerwall 2 e custará na sua globalidade cerca de 50.000 dólares. Um dado importante a reter, o valor inclui a instalação e os incentivos do governo americano para a adoção de energias renováveis. Segundo orçamentos um telhado desse tipo custa cerca de 70.000 dólares, e ainda para mais é incapaz de gerar por si energia elétrica.

A garantia vitalícia que a Tesla está a oferecer será também um importante atrativo. A marca explica que estão garantidos 30 anos de geração de energia e outros 30 em termos de impermeabilização e resistência às intempéries.

A fatura pode ser ainda mais baixa caso não se opte por uma bateria Powerwall 2, perdendo-se assim muita da energia gerada durante o dia. O prazo para instalação de um telhado solar da Tesla situa-se entre os 5 e os 7 dias úteis.

A quantidade de telhas solares é calculada de acordo com vários fatores e perante estudo prévio. A área total, necessidades energéticas da casa, assim como a exposição solar são fatores a ter em conta. O valor da fatura irá então variar consoante o número de telhas solares instaladas, o que pode variar entre os 40% (valor médio estimado pela Tesla para uma casa americana média) e os 70% (máximo que o sistema admite). O design das telhas foi pensado para que não haja impacte visual entre as telhas capazes de gerar eletricidade e as ‘convencionais’.

O custo por metro quadrado da instalação de um telhado solar da Tesla ronda os 42 dólares e o metro quadrado (valor sem incentivos do governo). A resistência de cada telha é conferida pelo seu fabrico em vidro temperado, o que por comparação com a das telhas convencionais é até três vezes superior.

As encomendas do telhado solar da Tesla tiveram início hoje, e Elon Musk explicou que os preços elevados praticados nos sistemas de geração de energia solar com recurso a painéis fotovoltaicos fica a dever-se à deficiente cadeia de distribuição dos sistemas, assim como dos variados componentes que intervêm no seu fabrico.

Para reservar o telhado solar da Tesla a marca americana pede um depósito inicial de mil dólares (930 euros) e pode ser feito por cidadãos de qualquer país onde a marca tenha representação oficial (Portugal está incluido).

As telhas estão disponíveis em quatro tipo de acabamentos: texturizado, suave, tuscan e xisto, sendo que as duas últimas apenas estarão disponíveis no final de 2017.

A produção das telhas solares da Tesla terá início nos próximos dias na fábrica de Fremont na Califórnia, passando depois também para a nova unidade de Buffalo (Nova Iorque) e que conta com o investimento da Panasonic.

Mais informação Tesla

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here