A União Europeia está a preparar uma legislação que pode forçar os fabricantes de dispositivos eletrónicos a usarem baterias que possam ser trocadas pelos utilizadores. A notícia está no próprio site do Parlamento Europeu. Os procedimentos necessários para criar os mecanismos para que os fabricantes promovam que as “baterias devem ser fáceis de remover e substituir” foram já iniciados.
Há alguns anos a maioria dos fabricantes permitia que as baterias dos seus equipamentos fossem trocadas (o Galaxy S5 ainda o permitia) e agora, caso avance esta legislação, têm pela frente um prazo de três anos e meio para lançarem dispositivos com baterias removíveis. A medida poderá incluir baterias de telemóveis, tablets e baterias para carros elétricos.
O legislador acredita que substituição das baterias por parte dos utilizadores prolongará o tempo de vida dos dispositivos, evitando o desperdício, permitindo a reciclagem, além de nos permitir ter sempre uma extra na mala em caso de necessidade. E a substituição era algo extremamente simples de se fazer, abrindo a tampa traseira do telemóvel; não era necessário recorrer a qualquer tipo de serviços técnicos.
Apesar de ser uma novidade, a verdade é que a Europa tem tentado aumentar a vida útil dos equipamentos e promover uma duração dos mesmos mais eficiente.
Este regulamento em análise prevê, ainda:
– Os objetivos estão fixados em 45% dos aparelhos com esta nova característica até 2023, 63% até 2027 e 73% até 2030 para baterias portáteis, e em 51% até 2028 e 61% até 2031 para baterias LMT;
– Níveis mínimos de cobalto recuperado (16%), chumbo (85%), lítio (6%) e níquel (6%) do fabrico e resíduos do consumidor devem ser reutilizados em novas baterias;
– Todos os resíduos de baterias LMT, EV, SLI e industriais devem ser recolhidos gratuitamente para os utilizadores finais, independentemente da sua natureza, composição química, estado, marca ou origem;
– Até 31 de dezembro de 2030, a Comissão avaliará se deve eliminar gradualmente o uso de baterias portáteis não recarregáveis de uso geral.