A Nvidia transformou a sua tecnologia de upscaling de IA num novo alvo: vídeo na web desfocado. Durante a sua apresentação na CES 2023 anunciou o RTX Video Super Resolution que foi projetado para melhorar o vídeo nos navegadores Chrome ou Edge num PC para o equivaler a 4K.
O problema é que irá precisar de uma GPU Nvidia relativamente moderna para beneficiar do recurso, apenas as GPUs das séries 30 e 40 estão listadas para receber o suporte quando forem lançadas no próximo mês.
Na prática, uma demonstração em vídeo da tecnologia em ação nas imagens do Apex Legends mostra as margens sendo afinadas e os artefactos de vídeo reduzidos. A demonstração da Nvidia mostra a super resolução de vídeo RTX a funcionar num vídeo do YouTube, mas a sua publicação no blog observa que deve funcionar em “qualquer vídeo assistido num navegador”, que deve abranger outros serviços de streaming como a Netflix. O PCGamer informa que suporta qualquer vídeo com resolução entre 360p e 1440p (incluindo vídeo típico de 1080p), até uma taxa de quadros de 144 Hz.
A Nvidia já disponibilizou a sua tecnologia de upscaling de vídeo AI nos seus dispositivos de streaming Shield TV e Shield TV Pro dedicados, mas trazê-la para o navegador deve torná-la disponível ainda mais para um público maior. A Nvidia já nos impressionou nos dispositivos Shield TV que resultou num aumento notável na clareza com o recurso ativado.
A única desvantagem real é que a Nvidia limita a tecnologia para pessoas com as suas GPUs das séries 30 ou 40, o que significa que qualquer pessoa com uma placa das séries 20 ou 10 mais antiga não irá beneficiar quando for lançada em fevereiro. O hardware de um recurso baseado em IA como a série 20 da Nvidia foi lançada com suporte para a sua tecnologia de upscaling DLSS AI focada em jogos, então esperamos que este novo recurso possa eventualmente chegar a pelo menos algumas GPUs mais antigas.
Fonte: Nvidia