Teclado Windows: Tecla de Print Screen vai ter novas funcionalidades

A Microsoft está a planear mudar a função padrão da tecla de Print Screen. O objetivo é que, dentro de pouco tempo, quando for premida a tecla deve abrir automaticamente a Ferramenta de Recorte, ou Snipping Tool.

Desde o Windows 95 que a tecla Print Screen tem a mesma função: tirar uma foto do que estiver no ecrã nesse momento e colocá-la na Área de Transferência, ou Clipboard (se usar a versão do sistema em inglês). Mas, em breve, tudo pode mudar.

Nas mais recentes versões beta do Windows 11, 22621.1546 e 22624.1546, quando se prime a tecla Print Screen o que acontece é a abertura da Ferramenta de Recorte. Até agora, esta ferramenta pelo seu próprio ícone, quase sempre localizado na barra de ferramentas, ou resultando da combinação de teclas Windows+Shift+S.

Print Screen

Curiosamente isto já acontece nalguns laptops, com o uso da tecla Fn.

A Ferramenta de Recorte do Windows permite capturar áreas em particular do ecrã ou janelas. Para além disto, a ferramenta ainda permite editar as imagens daí resultantes. Nas versões mais recentes, também é possível gravar vídeos do que se está a passar no ecrã.

Apesar de nas novas versões do Windows 11, em que a alteração da função da tecla Print Screen estará ativada by default, quem quiser pode voltar a ter a função original da tecla pode aceder a “Definições”, “Acessibilidade”, “Teclado” e desligar a função “Use the Print Screen key to open Snipping Tool”.

Espera-se que esta nova função da tecla Print Screen seja testada e avaliada nos próximos meses. Ao chamar o Snipping Tool do Windows 11, a Microsoft consegue dar uma visibilidade maior à sua ferramenta, que é mais desenvolvida e prática para a generalidade dos utilizadores.

Mesmo sendo uma alteração de peso da Microsoft e que vai mudar algo com muitos anos, não se esperam problemas ou grandes queixas.

Fonte: Windows

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui