Tarifas Nacionais e Roaming vão ficar mais baratos

As tarifas de terminação móvel começam a ser reduzidas, por fases, até ao final do ano e a União Europeia para a redução dos preços das comunicações em roaming.

Sobre as tarifas de terminação móvel o anuncio veio da ANACOM. Estas tarifas são cobradas pelas operadoras quando as chamadas são de origem de uma outra operadora e terminam nas suas redes. Até ao momento, os valores cobrados são de 3,5 cêntimos por minuto, mas o valor será reduzido para 1,27 cêntimos até 31 de Dezembro deste ano, de uma forma faseada.

Para breve as tarifas serão actualizadas para 2,77 cêntimos e a 30 de Junho irá para os 2,27 cêntimos. A 30 de Setembro o valor será de 1,77 cêntimos e será no dia 30 de Dezembro que os valores chegarão ao acordado, os 1,27 cêntimos.

Hoje, a União Europeia chegou a acordo para a redução de preços das comunicações dentro do espaço europeu em roaming, que entrarão em vigor no dia 1 de Julho.

Passará a pagar 29 cêntimos, em vez dos actuais 35, por cada minuto, enquanto que receber a chamada custará 8 cêntimos, agora ainda são 11 cêntimos. As mensagens também sofrerão uma redução, de 11 para 9 cêntimos. Quanto ao uso da internet, custará 70 cêntimos cada megabyte quando em roaming.

Este acordo da União Europeia também obriga a m sistema de alerta via sms quando o utilizador atinja os 50€, ou outro valor estabelecido com o cliente.

No entanto, estes valores sofreram novas reduções em 2013 e 2014. em 2014 o Roaming ficará, quase, ao preço de uma chamada por cá. A chamada custará 19 cents, receber chamadas custará 5 cents, mensagem custará 6 cents e cada MB custará 20 cents.

Em 2014, uma das grandes alterações é que os utilizadores em roaming poderão escolher qual a operadora que preferirem.

Com o tempo, o uso dos Smartphones e Tablets ficará mais barato em Roaming.

Fonte: TeK e Público

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here