Tablets e smartphones lideram mercado das tecnologias

DR
DR

O mercado dos chamados dispositivos inteligentes com ligação à internet cresceu cerca de 29 por cento em 2012, em comparação com o ano anterior. A tendência deve-se ao aumento da produção de tablets e smartphones, conforme divulgam os dados da International Data Corporation- IDC.

Segundo o relatório, o envio de tablets para o mercado, por parte das fabricantes, cresceu 78,4 por cento em relação a 2011, enquanto que os smartphones registaram um aumento de 46,1 pontos percentuais, representando cerca de 60,1 por cento de todos os dispositivos enviados durante o ano.

Os computadores continuam em queda e durante o ano de 2012 o envio de computadores portáteis para o mercado desceu cerca de 3,4 por cento, em relação ao ano de 2011. No que diz respeito aos computadores de secretária, a tendência é de diminuição com menos 4,1 por cento de dispositivos a chegaram às lojas.

Samsung é líder

No que diz respeito às empresas que mais dispositivos fabricam e fazem chegar às lojas, a Samsung lidera a lista com 250 milhões de computadores, tablets e smartphones a chegarem ao mercado, em 2012. Na segunda posição, encontra-se a Apple com 218.7 milhões de dispositivos comercializados. O relatório destaca o aumento de 119,3 por cento da Samsung, essencialmente devido ao aumento da gama dos smartphones.

A Apple também registou crescimento mas mais moderado e ficou pelos 44,3 por cento. Em terceiro lugar, surge a Lenovo com cerca de 78.3 milhões de unidades enviadas para o mercado mas com um crescimento de 61,4 por cento, devido sobretudo, aos computadores portáteis.

A HP e a DELL estão em quarto e quinto lugar, das maiores fornecedoras, mas com uma diminuição de 8,5 por cento e 12,9 pontos percentuais, respetivamente.

Sem Título

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here