Surpresa: Apple vai permitir lojas de aplicações de terceiros no iPhone

A Apple está a planear fazer uma mudança monumental na sua política, que permitiria aos utilizadores iOS instalar lojas de aplicações alternativas nos seus dispositivos. Embora a Apple tenha permitido apenas aos proprietários de iPhone e iPad descarregar aplicações da App Store, esta mudança proporcionar-lhes-ia uma maior variedade de opções e abriria potencialmente novas possibilidades para os programadores.

A Lei dos Mercados Digitais da União Europeia (DMA) deverá impulsionar o desenvolvimento de novos planos para os mercados digitais com o objectivo de preservar mercados abertos na UE. De acordo com um comunicado de imprensa, estas regras deverão ser aplicadas até 2024. A DMA irá introduzir medidas como sanções financeiras e restrições às práticas comerciais para assegurar que a concorrência mantém-se justa entre os vendedores online, prevenindo comportamentos anti-concorrenciais. É provável que a legislação tenha um impacto significativo em gigantes tecnológicos como o Google, Amazon e Apple que dominam os mercados digitais dentro da Europa.

A lei significa que a Apple não só terá que permitir lojas de aplicativos de terceiros, mas também o sideload, onde os utilizadores podem instalar software que descarregou na web. Os executivos da Apple já chamaram a capacidade de carregar software de “o melhor amigo de um cibercriminoso” em resposta ao ato.

A UE estabeleceu um cronograma relativamente complexo para cumprir a lei, que envolve as empresas potencialmente afetadas por ela notificando os reguladores e uma comissão determinando se eles realmente terão que fazer as mudanças. No seu comunicado de imprensa, a UE diz que a última data em que as empresas terão que cumprir a lei é 6 de março de 2024.

A Apple ainda pode manter algumas pessoas nas sua área de conforto. A empresa está aparentemente a considerar “obrigar certos requisitos de segurança”, verificando os aplicativos externos de alguma forma e potencialmente cobrar uma taxa, segundo informa a Bloomberg.

A Apple ainda não decidiu se irá permitir que os desenvolvedores instalem os sistemas de pagamento de terceiros em aplicativos, o que deveria ser feito sob o DMA, diz a Bloomberg. A mesma também ainda não decidiu como irá tornar o iMessage interoperável com outros serviços, outra condição do DMA, e poderá abrir a sua rede Find My para mais acessórios de localização como o Tile.

A Apple está atualmente a trabalhar numa outra grande mudança estimulada pelos regulamentos da UE, a empresa confirmou que não pode contornar as regras da UE que forçam a adição de USB-C ao iPhone até 2024.

Fonte: Bloomberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui