Supercomputador do UKRI, Archer 2, será 11 vezes mais poderoso que seu antecessor

O Centro de Pesquisa e Inovação do Reino Unido (UKRI) anunciou que Cray ganhou o contrato para construir o supercomputador nacional, Archer 2. Creio que seja desnecessário dizer que esse supercomputador irá ser mega poderoso.

Mas isso não seria o suficiente para mostrar a capacidade dele. Enfim para todos terem uma boa ideia de o quão poderoso ele vai ser, temos algumas das especificações dele aqui.

Archer 2

De cordo com as informações, o Archer 2 irá ser 11 vezes mais poderoso que o Archer. Mas o Archer 2 será construído na mesma sala que o sistema de saída, para que ocorra 2 ou 3 meses de inatividade. Em resumo, o Archer 2 utilizará 11.696 CPUs AMD Epyc Rome, entregando quase 1,5 milhão de threads de processamento aos usuários.

O Archer 2 trará um avanço significativo no poder da computação acessível à comunidade científica e de pesquisa do Reino Unido. As estimativas de desempenho pré-construção são muitos múltiplos à frente do sistema Archer atual (também construído por Cray, em 2013) e deve executar 8,7x no CP2K, 9,5x no OpenSBLI, 11,3x no CASTEP, 12,9x no GROMACS e 18,0 x no HadGEM3. No geral, o desempenho máximo do Archer 2 é estimado em ~ 28PFLOP / s.

A nova máquina fabricada pela Cray, situada em Edimburgo, será instalada em 23 armários refrigerados a líquido direto da montanha Shasta. No interior, existem 5.848 nós de computação, cada um com duas CPUs AMD Rome 64C / 128T a 2.2GHz, acompanhadas de 1.57PB de RAM.

O sistema também utilizará um sistema de arquivos Luster BurstBuffer de 1.1PB totalmente em flash e 14.5PB de armazenamento de trabalho Luster em 4 sistemas de arquivos. Também existe um sistema de arquivos de backup / recuperação de 1 + 1PB. A rede Slingshot 100Gbps da próxima geração Cray é alavancada em uma topologia de libélula com três diâmetros, consistindo em 46 grupos de computação, um grupo de E / S e um grupo de serviço.

Como mencionado, haverá um período de inatividade, pois o Archer será substituído no local pelo Archer 2. O Archer deve terminar a operação em 18 de fevereiro de 2020 e o Archer 2 estará operacional a partir de 6 de maio de 2020, diz o site oficial de supercomputadores da UKRI.

No entanto, os usuários em potencial precisarão esperar mais um mês por qualquer acesso, pois o sistema está planejado para ser testado por 30 dias. Mas acho que vale a pena esperar e tentar a sorte.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here