Inicio Motores Supercarregadores europeus da Tesla com falhas

Supercarregadores europeus da Tesla com falhas

Os supercarregadores da Tesla já se encontram em serviço à algum tempo e como seria de esperar são os veículos da marca que acabam beneficiados na utilização destes carregadores, no entanto existe um número limitado de veículos elétricos que também consegue utilizar estes carregadores.

Sabendo que mesmo apesar da hospitalidade quase exclusiva aos Tesla por parte dos carregadores da marca, na Europa, o panorama tem sido um pouco diferente do habitual quando comparado com outras marcas.

Agora, os europeus que possuam veículos elétricos concorrentes aos de Elon Musk têm a oportunidade de usar estes supercarregadores não só para carregar totalmente os seus veículos, mas podem também ao fazê-lo gratuitamente — inédito e uma jogada de fair-play para com a concorrência.

A versão mais recente dos supercarregadores Tesla (Supercharger V3), lançada na Europa com o lançamento do Model 3, usa o sistema CCS (sistema de carregamento combinado com conectores Combo 1 e Combo 2 para fornecer um carregamento de até 350 kW) cuja tarefa é tornar os carregamentos exclusivos a veículos Tesla através de uma compatibilidade de software. Aparentemente esta compatibilidade está a ter problemas no nosso continente.

O que está a acontecer poderá tratar-se de um bug no software dos carregadores visto que a Tesla só permite a utilização gratuita dos seus carregadores a um certo número dos seus clientes. Este bug está a permitir a condutores de veículos concorrentes carregarem completamente os seus veículos sem pagarem. O software dos supercarregadores quando ligado ao software de um Tesla transmite o valor a ser pago para a conta de utilizador associada ao veículo, e pode assim ser contornado pelos concorrentes devido à ausência de software e conta de utilizador da Tesla.

De momento qualquer veículo com porta CCS pode utilizar estes carregadores na Europa sem pagar. Ainda que nem todos tenham sido confirmados, a Eletreck já testou com alguns veículos e todos os testados deram uma utilização positiva:

  • Volkswagen e-Golf
  • Volkswagen ID.3
  • BMW i3
  • Opel Ampera-e
  • Hyundai Kauai Eletric
  • Hyundai IONIQ Eletric
  • Renault Zoe
  • Porsche Taycan

A Tesla já comentou que a apesar de ter ponderado oferecer acesso aos seus carregadores aos veículos concorrentes por uma determinada taxa não tem ainda nenhuma data planeada para o fazer. A ação mais óbvia da marca será a correção deste bug muito brevemente.

Fonte Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here