Super Heavy da SpaceX explode e incendeia-se em teste

O programa Starship da Space X deparou-se com um grave problema depois que um teste terminou nem uma explosão, nas suas instalações em Boca Chica, no Texas, na noite de segunda-feira. O teste que estava a ser realizado utilizava uma versão protótipo do booster Super Heavy que a empresa espacial está a desenvolver, que é projetado para fornecer a sustentação extra necessária para colocar o seu foguete em órbita.

Este protótipo de reforço tem 33 dos grandes motores Raptor da SpaceX a bordo, e o teste foi projetado especificamente para girar os motores para ter um conhecimento prévio de como seria a sequência de inicio do voo antes de um lançamento real. Aquando deste acontecimento, o segundo estágio, ou seja a aeronave, ainda não tinha sido montada no propulsor.

O CEO da SpaceX, Elon Musk, primeiro twittou que o teste claramente desastroso havia terminado da maneira esperada, mas esse tweet foi rapidamente excluído e Musk, tendo o CEO reconhecido que este acontecimento não foi positivo.

A NASA Spaceflight obteve imagens da bola de fogo que resultou do teste que culminou no incidente, o que causou um incêndio na plataforma de lançamento que foi posteriormente extinta sem relatos de feridos.

A Starship pretende fazer seu primeiro teste de voo orbital este ano, embora este incidente possa atrasar uma linha do tempo que já enfrentou vários atrasos.

A FAA atrasou repetidamente o lançamento de uma avaliação ambiental necessária do impacto do lançamento da Starship do chamado site Starbase da SpaceX em Boca Chica, mas finalmente divulgou o relatório em junho , exigindo uma série de medidas que a SpaceX tomasse para mitigar seu impacto, mas limpando amplamente o atividades de voo propostas.

Até então não são conhecidas as causas desta explosão, e a empresa indinca que estava a seguir de forma rigorosa as recomendações da Federal Aviation Administration (FAA), o regulador norte-americano de aviação.

Fonte: Tech Crunch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui