Stratosfera é o novo veículo que se desloca na terra, no ar e na água

O designer italiano que se dedica a criar veículos motorizados excêntricos, Pierpaolo Lazzarini, apresentou o seu mais recente trabalho, a Stratosfera. De momento o veículo ainda se encontra na fase de construção, tendo um diâmetro de esfera de 1,65 metros, e transporta até dois passagens, proporcionando uma viagem única, por ar, terra ou água, graças a ter sido construído a partir de materiais como fibra de carbono.

O veículo desloca-se na água devido a uma folha extensível montada na parte inferior da esfera, fazendo com que a parte  que fica submersa mantenha um centro de gravidade muito baixo ao incorporar todas as baterias. Traz dois motores, a jato elétricos de 150 HP para voar acima da superfície da água e pode atingir velocidades até aos 30 knots, o que corresponde, aproximadamente a 56 km/h.

O cockpit transforma-se possibilitando diversas formas de deslocação. A versão Volatile conta com quatro rotores, permitindo que se voe a uma velocidade até 250 km/h. Pode, também andar lentamente para que se possa apreciar a vista, simulando a velocidade de um balão de hidrogénio. Através das suas rodas, o veículo facilmente se transforma e anda por terra.

blank

Segundo é avançado pelo site Designboom, o acesso à Stratosfera é feito a partir de um vidro deslizante frontal ou por uma abertura no telhado. O chassi pode ser adaptado para andar na água, terra ou céu. Entretanto estão a ser estudadas outras formas de deslocação do veículo, estando-se a equacionar a possibilidade de se transformar num submarino, ou num veículo capaz de se deslocar na neve.

A empresa responsável pela criação do Stratosfera espera lançar o seu produto em meados de 2022, não havendo uma data oficial. A Yanko Design já anunciou que este projeto será “uma referência open-source para estudos de mobilidade futurística”.

blank

Fonte: Design Boom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here