StorySign: a nova app para contar histórias a crianças surdas

A Huawei acaba de anunciar o lançamento da StorySign, uma App que ajudará as crianças surdas a ler com os seus familiares, aproveitando melhor a magia dos momentos da leitura de histórias juntos.  

A StorySign foi criada com especialistas e instituições de responsabilidade social, ligadas à comunidade surda, para garantir que esta seja uma ferramenta genuinamente útil. A app conta com um avatar, Star, que orienta as crianças e os pais através de um livro infantil selecionado, traduzindo-o em linguagem de sinais perfeita e assinando a história em tempo real.

Existem aproximadamente 32 milhões de crianças surdas em todo o mundo, e muitas delas lutam para aprender a ler, devido à falta de recursos para colmatar as diferenças entre linguagem de sinais e a leitura. Uma novo estudo Huawei indicou que os pais de crianças surdas em Portugal passam mais tempo a ler diariamente aos seus filhos do que os pais de crianças com capacidades auditivas – uma média de 43 minutos em comparação com 27 minutos respetivamente. As estatísticas indicam também que a maioria dos surdos com 16 anos tem uma média de idade de aprendizagem da leitura aos nove anos.

Os sinais gestuais não têm uma forma escrita, pois não existe uma tradução literal palavra por palavra, o que representa um grande desafio para as crianças surdas na aprendizagem da leitura. Paralelamente à falta de recursos, muitas crianças não têm acesso à linguagem de sinais nos momentos cruciais da aprendizagem inicial; 90% das crianças surdas têm pais com capacidades auditivas e 81% dos pais em Portugal admitiram que só conhecem parcialmente a linguagem de sinais ou não a conhecem na totalidade.

Os pais de crianças com capacidades auditivas acreditam que a leitura representa para os seus filhos uma parte vital do desenvolvimento, impactando positivamente a sua imaginação (67%), conhecimento (65%) e capacidade de comunicação (67%), enquanto 39% desses pais afirmam que a leitura de histórias juntos contribuem para relaxar os seus filhos, ajudando a alcançar níveis mais baixos de stress.

Ler em conjunto também é importante para fortalecer a relação; 57% dos pais dizem que ler em conjunto com os filhos é a atividade que eles mais valorizam, e 29% dos pais afirmam que ler histórias em criança era uma de suas memórias mais preciosas.

Lançado pela Huawei e apresentando o acarinhado livro “Onde está o Bolinha?” de Eric Hill no lançamento, a StorySign  já está disponível gratuitamente em Portugal – a tempo do Natal, uma época em que os momentos familiares de qualidade são uma prioridade. Desenvolvida com uma compreensão da sintaxe de sinais de forma a garantir uma tradução e experiência de utilizador perfeitas, a StorySign ajuda a abrir o mundo dos livros às crianças surdas e às suas famílias; os utilizadores simplesmente seguram o telefone sobre as palavras na página e o avatar “Star” faz seguir a história enquanto as palavras impressas são destacadas. Isso ajuda pais e filhos a aprenderem a ler juntos ao seu próprio ritmo.

“Na Huawei, acreditamos no poder da IA e também que a tecnologia pode fazer uma diferença positiva no mundo”, afirma Andrew Garrihy, CMO da Huawei Western Europe. “Criámos a StorySign para ajudar as famílias com crianças surdas a aproveitar e enriquecer  o tempo de leitura de histórias. Esperamos que, ao aumentar a consciencialização sobre as questões da alfabetização da comunidade de surdos, as pessoas sejam incentivadas a doar ou apoiar um dos fantásticos parceiros de responsabilidade social com os quais estamos trabalhamos em toda a Europa.”

Mark Wheatley, Executive Director, European Union of the Deaf, comenta: “Com a StorySign, a Huawei utiliza o poder da sua inteligência artificial e tecnologia inovadora de uma forma significativa e acreditamos que isso causará um impacto significativo na comunidade de surdos, ajudando as crianças surdas a aprenderem a ler ao mesmo nível que as crianças com capacidades auditivas. Também esperamos que o lançamento da StorySign suporte um diálogo mais alargado sobre a forma como é garantida a igualdade em todos os aspectos das vidas das pessoas surdas em toda a Europa”.

A StorySign foi lançada hoje com aum filme relizado pelo premiado cineasta e vencedor de um Oscar, Chris Overton e protagonizado pela atriz de sete anos, Maisie Sly, que trabalharam juntos na curta-metragem vencedora do Oscar, The Silent Child. O filme da StorySign mostra uma jovem a lutar para ler em conjunto com o pai, na véspera de Natal. Mais tarde, na mesma noite, quando ela foge para o andar de baixo para ver os seus presentes, fica chocada ao ver o Pai Natal que lhe entrega um livro de presente. Ao perceber que a menina é surda, o Pai Natal começa a assinalar-lhe o livro com o smartphone e nesse momento, torna-a na menina mais feliz do mundo, ao mesmo tempo que a ajuda a aproveitar melhor a magia do tempo da leitura de histórias.

Para ver o filme e aprender como pode ajudar, visite www.storysign.com. Os donativos podem ser feitos através do hub da campanha da StorySign no site da Huawei, em dezembro, e todo o dinheiro doado apoiará projetos de alfabetização para crianças surdas de toda a Europa, incluindo a criação de mais livros para o StorySign.

A StorySign pode ser descarregada gratuitamente na Google Play Store e na Huawei AppGallery em 10 mercados da Europa Ocidental. A Huawei trabalhou com instituições de responsabilidade social locais sob a European Union of the Deaf, a editora Penguin e especialistas em animação da Aardman para desenvolver a aplicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here