Stellantis e Samsung anunciam join-venture para fábrica de baterias de iões de lítio

A Stellantis N.V. e a Samsung SDI anunciaram a execução de acordos vinculativos e definitivos para a criação de uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Kokomo, no estado do Indiana, nos EUA.

Com início de produção agendado para 2025, a fábrica pretende ter uma capacidade de produção anual inicial de 23 gigawatts/hora (GWh), tendo como objetivo aumentar para 33 GWh nos próximos anos. A capacidade total aumentaria ainda mais já que é expetável que se registe um aumento de procura dos veículos elétricos da Stellantis.

A empresa resultante da joint-venture irá investir mais de 2,5 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) e criar 1.400 novos postos de trabalho em Kokomo e nas áreas circundantes. O investimento poderá aumentar gradualmente até aos 3,1 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros). As novas instalações produzirão módulos de bateria para uma série de veículos produzidos nas fábricas de montagem da Stellantis na América do Norte. A construção da fábrica deverá arrancar ainda este ano e as operações de produção estão previstas para o primeiro trimestre de 2025.

“Há pouco menos de um ano comprometemo-nos com uma estratégia de eletrificação agressiva, ancorada em cinco gigafábricas entre a Europa e a América do Norte”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Este anúncio fortalece, ainda mais, a nossa pegada global de produção de baterias e demonstra a dinâmica da Stellantis rumo a um futuro descarbonizado delineado no plano ‘Dare Forward 20300. Agradeço ao Governador Holcomb e ao Secretário Chambers, bem como ao Prefeito Moore, e às suas equipas, e a todos os meus colegas pelo seu apoio e dedicação para tornar realidade esta operação em Kokomo, uma cidade que tem uma longa história para a nossa empresa.”

“Expressamos a nossa gratidão aos funcionários do Estado de Indiana e à Stellantis por apoiarem a seleção final do local para a fábrica no Indiana”, referiu YOONHO CHOI, CEO da Samsung SDI. “Garantimos uma posição sólida num mercado norte-americano de VE em rápido crescimento através da ‘joint-venture’ com a Stellantis. Iremos fazer todo o possível para satisfazer este mercado com produtos de elevada qualidade e iremos contribuir para o cumprimento da meta das alterações climáticas.”

“É mais um dia incrivelmente emocionante para estar em Kokomo a celebrar um investimento tão transformador da Stellantis e dos nossos novos parceiros na Samsung”, comentou o Governador Holcomb. “Este anúncio é mais um passo para posicionar o estado do Indiana como líder no futuro da mobilidade, da tecnologia de baterias e da energia limpa.”

“Os nossos objetivos para o crescimento da economia do Indiana são ambiciosos”, disse Brad Chambers, Secretário de Comércio da Indiana Economic Development Corporation. “Este significativo empreendimento com a Stellantis e com a Samsung SDI está totalmente em linha com o nosso foco 5E em termos de transição energética e de construção de uma economia do futuro. Investimentos em larga escala como este são um testemunho do clima favorável aos negócios do Indiana, da sua forte força de trabalho, de uma população em crescimento e do nosso investimento contínuo na qualidade de vida. O crescimento económico e a dinâmica no nosso Estado não têm precedentes.”

“Gostaríamos de agradecer ao nosso parceiro, Stellantis, pelo seu contínuo investimento, apoio e fé nesta comunidade ao longo de mais de 85 anos”, referiu Tyler Moore, Presidente da Câmara de Kokomo. “Gostaríamos, também, de agradecer à Samsung SDI pela sua confiança em nós e estamos ansiosos por trabalhar em conjunto ao longo das próximas décadas. Este investimento multimilionário ajudará a solidificar Kokomo como líder global na indústria automóvel.”

Na fábrica do Indiana, a Samsung SDI irá aplicar a sua tecnologia de vanguarda PRiMX para a produção de pilhas de bateria e módulos VE para o mercado norte-americano. A Samsung lançou, no ano passado, a sua marca de baterias premium PRiMX, uma estreia na indústria, tendo apresentado a marca no ‘CES 2022’, em janeiro último.

No âmbito do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para vender anualmente cinco milhões de veículos elétricos a bateria até 2030 a nível mundial, atingindo 100% das vendas de automóveis de passageiros BEV na Europa e 50% de veículos ligeiros e light-duty trucks BEV na América do Norte.

A Stellantis também aumentou a capacidade planeada para a produção de baterias, de 140 GWh para cerca de 400 GWh, a ser suportada por cinco fábricas, junto com contratos adicionais de fornecimento. Este anúncio faz parte da estratégia de eletrificação a longo prazo, que levará ao investimento de 35 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros) até 2025 na eletrificação e software a nível global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui