Steam: Valve estará a preparar uma consola portátil concorrente à Nintendo Switch

O último beta do cliente Steam da Valve apontou para a possibilidade de um futuro lançamento de hardware, com sugestões de que será um console portátil. O criador do SteamDB, Pavel Djundik, tuitou sobre outra aparição de um projeto com o codinome Netuno. O nome fez sua primeira aparição em setembro, mas esta atualização o juntou com referências a “SteamPal” e “SteamPal Games”.

Djundik também apontou referências a um menu de acesso rápido e um menu avançado. Existem também cadeias de caracteres relacionadas a uma notificação de bateria fraca, Bluetooth e alternadores de avião e as opções para reiniciar, desligar e suspender … algo. Djundik diz que calcula que todas as strings encontradas na atualização estão relacionadas a Netuno, chegando à conclusão de que a Valve poderia estar fazendo um console Steam portátil.

Também não é uma sugestão rebuscada, especialmente levando em consideração que uma quantidade razoável de strings está relacionada a coisas que você costuma encontrar em um dispositivo portátil.

Tudo se alinha perfeitamente com o estranho bate-papo sem meia de Gabe Newell em uma escola de ensino médio da Nova Zelândia no início deste mês, também.

Quando um aluno do Sancta Maria College perguntou a Newell se os jogos do Steam viriam para o console, ele respondeu “você terá uma ideia melhor disso até o final deste ano, e não será a resposta que você esperaria.”

Novas informações

Várias horas depois que o criador do SteamDB, Pavel Djundik tweetou sobre um possível console portátil do Steam, Ars Technica citou várias fontes dizendo que a Valve está realmente trabalhando em um dispositivo portátil de jogos e na verdade já está há algum tempo – e que pode até ser lançado antes do final de 2021.

De acordo com Ars, a unidade será uma versão no estilo Nintendo Switch para PC, com tela sensível ao toque, controles de gamepad e arquitetura de “sistema em um chip” projetada pela Intel ou pela AMD.

A unidade ainda está no estágio de protótipo de acordo com o relatório e, portanto, alguns recursos podem finalmente mudar, mas pelo menos um dispositivo de protótipo é mais largo do que um switch para acomodar um grande número de opções de controle. Dispositivos SteamPal também rodarão no Linux, o que traz à mente memórias da falha da iniciativa Steam Machines da Valve.

Mas isso é voltado para um tipo de mercado muito diferente, que atualmente não oferece muitas opções aos consumidores: há muitos laptops para jogos disponíveis. Mas geralmente são caros demais e muito mais hardware do que você precisa usualmente.

Não há informações suficientes neste ponto para fazer qualquer tipo de previsão sobre como o esforço do SteamPal acabará por funcionar: em que tipo de hardware será construído, como irá lidar com o streaming e, claro, o principal, o que irá custo.

Também não há garantia de que qualquer um desses usos chegará ao mercado, embora o lançamento do fone de ouvido Valve Index VR demonstre que a Valve tem a capacidade de fazer essas coisas acontecerem quando realmente quer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui