Startup Astra faz concorrência à Space X com o lançamento de um foguetão para transportar cargas

O transporte de cargas no espaço é uma área que tem vindo a aumentar de forma progressiva, e hoje em dia, para além da  SpaceX e a Northrop Grumman, algumas empresas têm criado soluções diferenciadora mas concorrentes entre si.

A startup Astra anunciou ontem que lançou o seu foguetão, e mostrou-se capaz de oferecer serviços de carga. A empresa pretende tornar o transporte de cargas no espaço mais económicas, sendo uma alternativa a ponderar sobretudo para pequenas empresas que estejam interessadas em lançar os seus próprios satélites.

A missão ‘LV0007’ da Astra, foi a continuação da sua última tentativa realizada em agosto mas que não teve o sucesso esperado no momento de colocar o foguetão em órbita. O lançamento da Astra realizou-se no passado dia 19 de novembro, sexta-feira e foi feito no Alasca, mais propriamente em Kodiak. Recorde-se que há um ano a startup, a propósito de um teste, conseguiu que um dos seus foguetões conseguisse estar muito perto da órbita terrestre. Esta missão acabou por surpreender todos aqueles que a acompanharam de perto, e até alguns elementos da equipa Astra.

blank

No seu site oficial, a empresa já anunciou que “está a negociar contratos de serviços de lançamento de cargas até 500 quilos, num alcance até 500 quilómetros de altitude da órbita terrestre”.

Desta forma, a startup pode tornar-se numa importante alternativa ao transporte no espaço, especialmente numa altura em que as pequenas empresas podem não conseguir uma vaga na SpaceX, visto que a procura tem aumentado nos últimos tempos.

A Astra já é uma empresa conhecida no que respeita ao desenvolvimento de negócios espaciais, já que, nos últimos cinco anos tem vindo a dedicar-se a esta área. Já assinou mais de 50 contratos de lançamentos e, ainda que não tenha sido divulgada uma data oficial, espera, nos próximos tempos, poder oferecer os seus serviços de carga. A empresa propõe-se a “melhorar a vida na Terra a partir do espaço”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here