Starlink da SpaceX já conta com mais de 500 mil pedidos e também chegará a Portugal

O serviço de internet via satélite Starlink da SpaceX que ainda não chegou ao mercado já arrecadou mais de 500.000 pré-reservas de clientes, afirmou a empresa de Elon Musk à CNBC.

“Até o momento, mais de meio milhão de pessoas fizeram um pedido ou depósito para o Starlink”, disse Siva Bharadvaj, engenheiro de operações espaciais da SpaceX, durante uma transmissão do último lançamento de satélites Starlink da SpaceX. “A cada lançamento, estamos mais perto de conectar mais pessoas em todo o mundo.”

Num tweet durante o dia de ontem, o CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que todas as 500.000 pessoas “provavelmente” receberão o serviço, mas fornecer internet para um grande número de usuários em áreas urbanas será um desafio para a empresa.

A Starlink pretende usar a sua frota de mais de 40.000 satélites para enviar internet de alta velocidade para áreas rurais e remotas onde o serviço tradicional é precário ou não está disponível. A SpaceX também planeia fornecer internet para navios, aviões, carros e RVs.

A empresa lançou na terça-feira mais 60 satélites Starlink em órbita usando um de seus foguetes Falcon 9, completando a sua 10ª missão Starlink de 2021 e sua 26ª missão no geral. O último lançamento traz o número total de satélites Starlink enviados à órbita para algo a rondar as 1.500, apesar de alguns deles não estarem funcionais.

A SpaceX começou a oferecer o Starlink como um serviço beta em outubro e, desde então, acumulou mais de 10.000 beta testers, de acordo com um documento de fevereiro junto à Federal Communications Commission. O Starlink está atualmente disponível para um número limitado de utilizadores em uma determinada área

No entanto, o serviço StarLink já pode ser pré-reservado, com o pagamento de 99€ reembolsáveis e que coloca numa lista de espera. Esta pré-reserva também já pode ser feita em Portugal por alguns utilizadores já selecionados, sendo que a empresa de Elon Musk até já registou uma empresa em Portugal, a Space Exploration Technologies Portugal – SXPT, para oferecer o serviço de internet por Satélite em Portugal, num comunicado divulgado pela Anacom.

Segundo indicado nessa reunião, a SpaceX pretende iniciar a comercialização do seu serviço disponível em Portugal até ao final de junho e que “terá capacidade para fornecer o acesso à internet a 50 mil utilizadores em Portugal, prevendo atingir os 16 mil utilizadores até ao final de 2021”, acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui