Já lá vai o tempo em que as plataformas surgiam com um propósito e mantinham-no inalterado durante anos e anos. O Spotify, conhecida plataforma de streaming de música, para além de promover artistas e divulgar músicas na sua plataformas, com, o tempo, deu a possibilidade de os artistas venderem o seu merchandising, e colocar informação sobre concertos. Agora, a empresa pretende promover NFTs.
De momento esta novidade encontra-se em fase de testes, e, de acordo com o Music Ally, já é um recurso que pode ser testado para alguns artistas norte-americanos, como Steve Aoki e The Wombats. De momento apenas está disponível em Android.
O site Music Ally refere-se ao processo de visualização de NFTs como simples, acrescentando que ao abrir a página do artista, para além das músicas, também vão aparecer a galeria de NFTs, onde estará um link que encaminhará para a página OpenSea do NFT, onde pode ser comprado.
Num comunicado, o Spotify referiu que neste momento está “a conduzir testes que poderão ajudar artistas a promover a sua oferta” no segmento dos NFTs. “Conduzimos testes com frequência por forma a encontrar novas funcionalidades que melhorem as experiências dos nossos artistas e fãs”, disse um responsável pelo projecto.
De momento ainda não se sabe se este passo marcará uma importante viragem na empresa, fazendo com que o Spotify faça parte das “empresas tendências” que utilizam NFTs, mas sem dúvida que é um mercado importante para a empresa já que são muitos os artistas que têm lançado os seus tokens.
Entretanto, mais empresas estão a tentar seguir os passos do Spotify, contudo, parece que este aumento inicial pode já ter passado (pelo menos por enquanto). De acordo com o The Wall Street Journal, as vendas diárias de NFT caíram 92%, de 225.000 em setembro do ano passado para apenas 19.000 em 3 de maio. O número de carteiras NFT ativas também está em declínio, de cerca de 119.000 em novembro para 14.000 no final de abril.