Spotify revelou recentemente uma nova funcionalidade, chamada “Exclude From Your Taste Profile”, que permite aos utilizadores moderar o tipo de conteúdo que lhes é recomendado. Esta funcionalidade foi desenhada para clientes que querem mais controlo sobre que tipos de música estão incluídos na sua experiência de transmissão de música e como os seus gostos evoluem em relação ao tipo de música que ouvem.
O mecanismo por detrás disto é simples, os utilizadores podem assinalar o conteúdo de certas listas de reprodução como não relevante para o seu perfil, isto significaria que quaisquer canções ou artistas dessas listas de reprodução não serão tidos em conta quando o Spotify estiver a fornecer recomendações adaptadas às preferências do utilizador.
É fácil visualizar como esta funcionalidade de Spotify pode ser vantajosa numa multiplicidade de cenários. A playlist do sono de um utilizador pode receber muita atenção, mas provavelmente não terá os mesmos tipos de música ou sons que ele prefere ouvir durante o dia. Da mesma forma, ao criar listas de reprodução para o trabalho, os utilizadores podem querer algo diferente do que normalmente ouviriam fora do seu trabalho.
Esta nova funcionalidade também pode ser particularmente útil para pais com filhos pequenos. Esta funcionalidade permite-lhes criar uma lista de canções de fácil acesso, especificamente adaptada ao gosto dos seus filhos, sem terem de se preocupar com o algoritmo que sugere músicas não apropriadas a crianças. Esta tecnologia oferece uma oportunidade inestimável aos pais que queiram garantir que a experiência auditiva dos seus filhos seja adequada à idade e agradável.
Os utilizadores Spotify podem agora excluir playlists dos seus perfis de gosto usando as aplicações iOS, Android e desktop da plataforma de streaming, assim como o seu web player. Esta funcionalidade começou a ser lançada agora. Para excluir uma lista de reprodução, selecione a musica, de seguida toque no ícone dos três pontos e depois prime ‘Excluir do seu perfil’.
Esta não é a primeira vez que o Spotify dá aos utilizadores controlo sobre o que afeta e não afeta as suas recomendações algorítmicas. Se ativar uma Sessão privada, tudo o que ouvir não irá afetar as suas listas de reprodução feitas para si. Embora possa tecnicamente fazer isso toda vez que quiser ouvir músicas de populares ou infantis, seria muito mais trabalhoso do que apenas definir listas de reprodução específicas para não afetar as suas recomendações.
Fonte: Spotify