Spotify: empresa quer fiscalizar contas Família

Tal como como acontece no Netflix, onde várias pessoas utilizam a mesma conta de utilizador, no Spotify há o plano Família onde podem utilizar até cinco pessoas diferentes. Mas o Spotify poderá estar à procura de uma forma de tentar que sejam apenas pessoas da mesma família, como é pressuposto.

Durante esta semana, o Spotify andou a enviar emails a alguns utilizadores para que estes partilhassem o seu sinal GPS, possivelmente para saberem se os vários utilizadores de uma conta família moram no mesmo sítio.

Spotify logo

Começou um reboliço entre os utilizadores das contas Família do Spotify, após estas informações terem vindo a público. Segundo o Quartz, o Spotify começou a enviar emails para confirmar a localização, com a referência de quem se não partilhasse a sua localização poderia lhe ser retirado o plano Premium.

Esta decisão por parte do Spotify demonstra que a empresa pretende procurar uma forma de controlar que os utilizadores do Spotify for Familý são mesmo da mesma família, como é o objetivo deste plano, que pode oferecer até 70% de desconto para os utilizadores pagantes.

No entanto, utilizar o GPS poderá não ser um indicador certo, já que é normal que haja pessoas da mesma família que moram longe uns dos outros, ou que como estão sempre a viajar estão pouco tempo na mesma morada dos outros familiares.

A Billboard referiu no mês passado que o Spotify está a ganhar menos, isto é, o lucro por utilizador reduziu 12%, sendo que quase metade dos subscritores de streaming de música, incluindo o Apple Music, Pandora e Spotify, têm planos de família.

Desta forma, a partilha de contas família com amigos pode estar a ajudar a reduzir os lucros destas empresas, e também o das produtoras e artistas. Mas será que a partilha da sua localização GPS a solução?

Em comunicado oficial, o Spotify disse que está sempre a testar melhorias na experiência de utilização dos utilizadores Premium for Family em alguns mercados, no entanto não há qualquer informação a partilhar sobre esta funcionalidade nesta altura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here