Spotify ameaça clones baseados no YouTubify judicialmente

Spotify

A Internet assistiu em meados de fevereiro ao lançamento do script YouTubify que permite a que cada um crie com facilidade o seu próprio Spotify em apenas alguns minutos. O custo: apenas 34 euros.

Este script baseia-se na API do Spotify e na do YouTube para classificar, pesquisar faixas de música e obtenção de conteúdo. Esta possibilidade gerou a proliferação de portais gratuitos em tudo semelhantes ao Spotify, quer estética, quer funcionalmente. Ou seja, o YouTubify veio colocar em risco o reinado do gigante do streaming de música na Internet.

O YouTubify permite o acesso fácil à descoberta de novos temas e outros artistas, funcionalidade que tem sido muito criticada ao Spotify. Além disso surgem funcionalidades comuns às duas plataformas: páginas dedicadas a álbuns, artistas, bandas, reprodutor de música, memorização das nossas preferências e opções de personalização do interface da app. Tudo isto sem ser necessário escrever uma simples linha de código de programação.

Atendendo a este sucesso rápido o Spotify decidiu tomar as rédeas e lançar, segundo avança o portal TorrentFreak a sua primeira ameaça. O primeiro alvo foi o clone Syotify, um site cujo interface se baseia no script YouTubify e que terá já sido contactado pelo departamento legal do Spotify. Segundo fontes ligadas ao Spotify estes concorrentes ‘ilegais’ têm 10 dias para atender às exigências do Spotify.

Além do Spotify estes clones podem enfrentar questões idênticas levantadas pelo YouTube já que não é permitido “ligar, separar ou modificar o áudio ou o vídeo de nenhum conteúdo disponibilizado pela API do YouTube”.

Fonte: Torrent Freak

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here