Spotify abre as portas a artistas independentes

Red Magic 5G

Os artistas independentes já podem fazer o upload direto da sua música no Spotify. A notícia é do Music Business Worldwide que explica que, deste modo, os artistas dispensam a existência de uma editora ou outro intermediário.

Segundo a mesma fonte, o serviço será gratuito, prometendo o Spotify não cobrar um valor inicial nem quantias adicionais relativas a royalties. Esta abordagem gratuita contrasta com outros distribuidores digitais existentes, como a CD Baby, a TuneCore, a Distrokid e a Ditto, que exigem uma taxa de upload única ou um pagamento anual de assinatura de artistas.

Atualmente, o Spotify recebe cerca de 20 mil temas novos por dia.
Por enquanto, o acesso ao serviço é feito apenas por convite (já recebido por alguns músicos dos Estados Unidos), mas no futuro a empresa ambiciona estender a funcionalidade “a mais artistas, editoras e equipas”.

Em julho, o CEO do Spotify, Daniel Ek, afirmou que a sua empresa quer criar “um mercado que sirva ambas as partes”, ou seja, que beneficie consumidores e músicos.

O anúncio do serviço de envio gratuito e ilimitado do Spotify chega apenas dois meses depois de a empresa sueca lançar uma ferramenta que permite que os músicos enviem diretamente a música para ser considerada para inclusão em listas de reprodução primárias. Também ocorre no mesmo ano em que o Spotify admitiu abertamente acordos diretos e não exclusivos com artistas independentes (embora negue que tenha qualquer intenção de se tornar um “selo” completo).

O novo serviço irá concorrer com o do Soundcloud, plataforma na qual é possível fazer upload gratuito de música, se esta não exceder as três horas. A partir daí, o serviço é pago, em taxas mensais ou anuais.

Além de originais, os artistas poderão também carregar versões.

Os artistas podem ter acesso à função de upload através da plataforma Spotify For Artists, que contou com mais de 200.000 temas verificados entre a sua base mensal de utilizadores no final de junho.

Fonte: Music Business Worldwide

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here