Spin-off portuguesa ganha 2M€ em competição internacional para combate à doença de Alzheimer

A iLoF – nome da spin-off do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) – recebeu dois milhões de euros para o combate à doença de Alzheimer através do uso da Inteligência Artificial e da Fotónica. O prémio foi atribuído pelo Wild Card, um programa de aceleração do EIT Health – o maior consórcio da área da saúde no Mundo – para projetos disruptivos na área da saúde, que escolheu a startup portuguesa entre centenas de projetos.

A equipa nacional da iLOF – Intelligent Lab On Fiber, Lda. – criou um sistema portátil que arquiva “impressões digitais” de várias doenças neuro degenerativas, permitindo testes rápidos e pouco invasivos em doenças como Parkinson ou tumores cerebrais, usando quantidades quase insignificantes de sangue. O propósito, agora, é unir esforços no combate à doença de Alzheimer.

Na nota enviada à imprensa é explicado que a tecnologia desenvolvida resultou de um trabalho conjunto entre dois centros do INESC TEC, o Centro de Investigação em Engenharia Biomédica – com competências no desenvolvimento de técnicas avançadas no campo do processamento de sinal e inteligência artificial desenhadas pelos investigadores do centro desde a sua génese – e o Centro de Fotónica Aplicada – com competências nos domínios da ótica e fotónica no desenvolvimento de tecnologia de manipulação à microescala alcançados desde 2005.

Até conquistarem o prémio, os investigadores portugueses sujeitaram-se a um período de validação técnica e de mercado que incluiu Bootcamps e Hackathons em várias cidades europeias. Pelo meio houve fases de mentoria e aconselhamento de especialistas da indústria mundial que ajudaram a finalizar o projeto.

O programa culminou numa final realizada em Munique onde, frente a um painel de investidores internacionais, a equipa se sagrou vencedora, assegurando um investimento de 2M€ para acelerar o plano de crescimento da startup que, agora, tem o EIT Health enquanto investidor, o maior consórcio da área da saúde no Mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here