SpaceX vai lançar foguetes reutilizados em missão de segurança

A SpaceX já recorreu várias vezes a foguetes Falcon 9 reutilizados para missões comerciais, mas até agora, para missões de segurança nacional dos Estados Unidos tinham que ser usados apenas foguetes totalmente novos.

No entanto, o Pentágono deu o seu aval à primeira missão em que a SpaceX vai usar foguete reutilizado. O lançamento de satélite GPS III está previsto para acontecer na quinta-feira, 17 de junho, conforme informou a CNBC.

Já no ano passado, Pentagon’s Space Force tinha se mostrado favorável à ideia de lançar cargas militares usando foguetes reutilizados, especificamente para o programa GPS III.

“Na preparação para este evento, pela primeira vez, trabalhamos em estreita colaboração com a SpaceX para entender os processos de renovação e estamos confiantes de que este foguete está pronto para o seu próximo voo”, disse o vice-diretor da missão, Dr. Walter Lauderdale, à CNBC.

A SpaceX tem um contrato com o Pentágono no valor de 470 milhões de dólares US, em que a SpaceX assume lançar cinco dos seis satélites GPS III, sendo que o outro satélite fica a cargo da rival United Launch Alliance. Originalmente, o contrato não permitia uso de foguetes reutilizáveis, mas os militares fizeram alguns ajustes ao contrato, no ano passado, justamente para possibilitar a reutilização de foguetes – uma medida que ajudará a economizar cerca de 64 milhões de dólares US.

O impulsionador Falcon 9 que voou com a carga útil na quinta-feira tinha voado na missão anterior GPS III da Força Espacial. No entanto, a Space Force disse que no futuro isso não será uma restrição. “Certamente estamos abertos ao uso de outros boosters [reutilizados], não apenas aqueles que voaram [para a Space Force]”, disse o Dr. Lauderdale.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui