A SpaceX e seu plano de turismo espacial foi uma das grandes notícias envolvendo a empresa. E o plano segue em desenvolvimento e não irá demorar para as primeiras viagens à ISS serem feitas.
Mas parece que as viagens irão ter um cronograma um pouco mais restrito. Afinal, a empresa acabou de anunciar que não vai mais construir novos veículos de sua cápsula Crew Dragon, a espaçonave que a empresa irá usar para levar humanos até a Estação Espacial Internacional, de acordo com um relatório da Reuters.
Pelo que sabemos até agora, o plano por enquanto é limitar a frota da Crew Dragon para quatro veículos utilizáveis. Talvez essa medida seja apenas uma adaptação à outros cronogramas que não dependem apenas da SpaceX. Como por exemplo, a limitação de tripulantes na ISS.
Planos Futuros
A SpaceX desenvolveu inicialmente o Crew Dragon para o Programa de Tripulação Comercial da NASA, uma iniciativa para estimular a criação de veículos particulares para transportar astronautas da agência de ida e volta da ISS.
Como parte desse programa, a SpaceX enviou quatro astronautas da NASA para a ISS no Crew Dragon. Em setembro do ano passado, a empresa lançou sua primeira tripulação totalmente privada, levando quatro astronautas civis à órbita da Terra para uma viagem de três dias.
A empresa tem muitas viagens futuras planejadas para as atuais quatro nave Crew Dragons, cada um dos quais foi nomeado por suas primeiras tripulações de astronautas: Endeavour, Resilience, Endurance e Freedom.
Em fevereiro, a NASA concedeu à SpaceX três missões humanas adicionais com a Crew Dragon à ISS, além das seis que a SpaceX foi originalmente contratada para fazer. A notícia elevou o contrato de tripulação comercial da SpaceX com a NASA para US$ 3,49 bilhões.
Enquanto a SpaceX interrompeu a produção do Crew Dragon, muitos recursos estão sendo investidos no desenvolvimento do novo foguete Starship da empresa, um novo veículo enorme projetado para transportar pessoas e cargas para destinos no espaço profundo, como a Lua e Marte.
No entanto, pelo que sabemos, a SpaceX sempre pode reiniciar a produção do Crew Dragon, se necessário. Então, nada de se preocupara por problemas que não existem.