SpaceX Crew Dragon pode ser usado para evacuar astronautas em caso de emergência

A NASA anunciou que, em caso de emergência, um veículo SpaceX Crew Dragon actualmente ancorado na Estação Espacial Internacional (ISS) poderá ser utilizado como meio de transporte adicional para os membros da tripulação que pretendam regressar a casa.

O veículo SpaceX Crew Dragon é uma peça revolucionária de tecnologia espacial que oferece uma fiabilidade e segurança notáveis aos astronautas que viajam de e para a ISS. Esta nave espacial está equipada com propulsores avançados, sensores, ferramentas de navegação, sistemas de suporte à vida e outros componentes essenciais necessários para viajar em segurança no espaço.

Em Dezembro, as agências espaciais internacionais NASA e Roscosmos colaboraram na elaboração de um plano para transportar a tripulação em segurança para casa após uma fuga de líquido de refrigeração numa nave espacial russa Soyuz atracada na Estação Espacial Internacional (ISS).

A solução que eles desenvolveram envolveu o lançamento de uma cápsula alternativa da Soyuz. Esta nave facilitaria o regresso em segurança dos astronautas, ao mesmo tempo que proporcionava uma oportunidade para mais esforços de reparação a bordo da ISS.

No entanto, os observadores estavam preocupados com o que aconteceria no caso de uma emergência que exigisse a evacuação da ISS até a chegada da Soyuz substituta. Normalmente, os tripulantes evacuavam nos veículos em que viajaram para a estação, mas com a fuga de líquido da Soyuz, não existe certeza se o veículo estaria seguro para uma viagem de regresso.

A nave espacial Soyuz, uma parte integrante e fiável do programa espacial russo, pode encontrar um problema assustador durante o seu regresso à Terra. Sem o seu sistema de refrigeração, o processo de reentrada na atmosfera pode provocar o seu sobreaquecimento. Para evitar esta potencial dificuldade, é necessário enviar a Soyuz de volta para casa sem qualquer tripulação a bordo e fazer arranjos alternativos para a viagem dos membros que tinham sido programados para voar dentro dela.

No caso de uma evacuação de emergência, o astronauta da NASA Frank Rubio embarcará numa viagem no SpaceX Crew Dragon juntamente com quatro membros da Crew-5. Por outro lado, os cosmonautas russos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin serão transportados a bordo da nave espacial Soyuz MS-09. Isto faz parte dos protocolos de segurança estabelecidos para qualquer eventualidade, por exemplo, para assegurar que aqueles que viajam em veículos diferentes permanecem a salvo do risco de contaminação.

“O que queríamos fazer era reduzir a carga de calor na Soyuz, então, ao remover Rubio da Soyuz, tira um terço da carga de calor humano”, explicou Joel Montalbano, gerente do programa da Estação Espacial Internacional da NASA, numa conferência de imprensa na quarta-feira. Ele enfatizou que isso só seria necessário numa situação de emergência.

Quanto ao astronauta da NASA que viajou para a estação espacial na Soyuz, a NASA trabalhou com a SpaceX para verificar se o veículo Crew Dragon existente seria seguro para transportar cinco tripulantes em vez de quatro, incluindo a verificação do fluxo de ar, suprimento de oxigênio e se o pouso estaria seguro.

Fonte: Digitaltrends

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui