Space X: Destroço do foguetão Falcon 9 vai embater com a Lua

Parece que a Space X vai chegar à lua antes do previsto, contudo não será planeado. Segundo noticia a agência France-Presse (AFP), os especialistas indicaram que os destroços do foguetão Falcon 9, da empresa de Elon Musk Space X vai embater na lua.

Recorde-se que a NASA anunciou que assinou um contrato com a SpaceX para o lançamento do Falcon Heavy da nave espacial U Geoestacionária Operacional Ambiental (GOES). O lançamento está programado para abril de 2024 no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A agência disse que o contrato está avaliado em US $ 152,5 milhões.

Desde 2015 que o foguetão tem estado a flutuar no espaço numa órbita pouco controlada, e agora o astrónomo Bill Gray indica-nos que irá colidir com a lua no dia 4 de março. Já em janeiro, um pedaço do Falcon tinha passado perto da Lua mas acabou por mudar de órbita, indicou o responsável “Projeto Plutão”, um software que permite calcular as trajetórias de asteroides e outros objetos.

Uma semana depois, o especialista conseguiu observar novamente os restos do foguetão e percebeu que a colisão com a Lua deverá acontecer no dia 04 de março.

Embora ainda haja alguma incerteza sobre a hora e o local exatos, os especialistas indicam que será inevitável.  “Precisaremos (e estou confiante de que obteremos) mais observações no início de fevereiro ter uma previsão; isso reduzirá bastante a incerteza”, refere Bill Gray, acrescentando ainda que tem “rastreado lixo espacial há cerca de 15 anos e este é o primeiro impacto lunar não intencional”

Depois de apelar à comunidade de astrónomos amadores para que fizessem novas observações, os dados foram confirmados, sendo que a hora e o local precisos ainda podem mudar (em minutos e quilómetros), mas a colisão é certa.

“Tenho rastreado lixo espacial como este há cerca de 15 anos e este é o primeiro impacto lunar não intencional” detetado, adiantou o astrónomo.

Fonte: NY Times

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui