Sorteio de iPhones no Facebook é falso

sorteioNo últimos dias tem circulado no Facebook uma campanha que oferece 22 iPhones 4S por meio de um sorteio. Basta “partilhar” a imagem onde se vêm os aparelhos e “gostar” da página. Mas atenção, o sorteio parece ser falso e a campanha nada mais do que uma tentativa de promover a página e pôr em causa a privacidade do utilizador.

O alerta é feito pelo blogue pplware que se socorre de uma série de regras da rede social acerca da legalidade deste tipo de sorteios. O site chama as estas mensagens falsas ” hoaxes” e são feitas por pessoas que querem promover as suas páginas com “likes”. “O objetivo de uma determinada página/pessoa é dar um ‘salto’ ou se evidenciar enquanto marca ou simplesmente fazer-se notar no Facebook, e a publicação destas mensagens falsas são uma excelente forma onde, infelizmente, milhares de utilizadores caem”.

A imagem de caixas de iPhone 4S empilhadas é acompanhada do seguinte texto:

“Recebemos 22 iPhones 4S que não podem ser comercializados por se encontrarem sem a película exterior na caixa. Vamos SORTEAR os 22 iPhones através desta página a quem PARTILHAR esta imagem e GOSTAR desta página. O sorteio termina no dia 14 de Março de 2013.”

Mas, a própria imagem desmente o conteúdo do texto já que, apesar de a fotografia ter uma qualidade fraca, verifica-se a existência da película que se diz estar em falta.

Apesar de falsa, essa publicação conta já com mais de 16.000 partilhas. Este é apenas um exemplo de um dos últimos sorteios a circular pelo Facebook, mas têm sido inúmeros aqueles que oferecem aparelhos da Apple. Há cerca de um ano, por exemplo, uma outra página fez um sorteio semelhante no Brasil e conseguiu partilhas, gostos e comentários em número bastante elevado. A página acabou por ser denunciada, eliminada da rede social e a própria Apple comentou o caso, dizendo que a empresa não realiza nenhuma ação do género, nem cede equipamentos para sorteio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here