Análise Sony Xperia X: Um telefone de gama média para todos os gostos

passatempo

Lançado em Maio deste ano, o novo Sony Xperia X veio para se afirmar na gama média de smartphones Android. Dando ênfase no design simplista e elegante e chamando à atenção com as suas câmaras de elevada resolução, será esta uma boa aposta? Leia a nossa análise e fique a conhecer este smartphone da Sony.

CARACTERÍSTICAS

  • Dimensões: 142.7 x 69.4 x 7.9 mm
  • Peso: 153 g
  • Sistema Operativo: Android v6.0.1 Marshmallow (v7.0 Nougat no futuro)
  • Ecrã: IPS LCD capacitivo, 16M de cores, 5.0″, 1080 x 1920 pixels (~441 ppi )
  • Câmara traseira: 23 MP, f/2.0, 24mm, tamanho de sensor: 1/2.3″, video: [email protected] e [email protected]
  • Câmara frontal: 13 MP, f/2.0, 22mm, tamanho de sensor 1/3″ , video 1080p;
  • Processador: Qualcomm MSM8956 Snapdragon 650 Hexa-core (4×1.4 GHz Cortex-A53 & 2×1.8 GHz Cortex-A72)
  • GPU: Adreno 510
  • Memória RAM: 3 GB;
  • Armazenamento interno: 32 GB;
  • Ligações: USB-C; jack 3,5 mm jack; slot de cartões microSD (máx. 256 GB);
  • Sensores: impressões digitais; acelerómetro, giroscópio, proximidade, pressão, bússula;
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot;
  • Bluetooth: v4.2, A2DP, aptX, LE;
  • Bateria: iões de lítio com 2620 mAh de capacidade;

No que diz respeito a acessórios, apenas podemos contar com o carregador e o cabo USB, não sendo fornecidos quaisquer headphones ou outro acessório.

DESIGN E ECRÃ

sony-xperia-x-6Na minha opinião, é no campo do design que este telefone ganha mais pontos. Numa altura em que o smartphone já está mais do que inventado, ser inovador no campo do design é cada vez mais difícil. Assim, e por forma a ganhar destaque, a Sony investiu neste telefone em materiais com com uma excelente aparência e textura, como é o caso da capa traseira deste telefone. De cor acinzentada, a capa destaca-se pela sua cor mate e textura de metal escovado, o que torna este telefone muito ergonómico, já que permite que o utilizador o segure sem risco de escorregar nas mãos e, ao mesmo tempo, proporciona um visual muito arrojado e elegante.

Outra característica muito interessante é o facto de o novo Sony Xperia X possuir o sensor de impressões digitais na lateral, sendo que se encontra presente no botão de power. A aplicação deste sensor na lateral vem facilitar em muito o desbloqueio do telefone recorrendo à impressão digital, estando num sitio perfeito. De louvar é ainda o facto de a Sony ter percebido que muitos utilizadores utilizam suportes para o telefone (como por exemplo no carro, para que o telefone possa ser usado como GPS). Este facto é evidente dado que houve a preocupação de afastar o botão de power dos restantes botões, o que permite facilmente a utilização dos referidos suportes, como é visível na imagem abaixo.

sony-xperia-x-9

Outro apontamento interessante é o facto de este telefone possuir um botão dedicado para o disparo de fotografia. Este encontra-se abaixo do botão de volume, na parte interior direita do telefone, localização que faz lembrar os botões de obturador das máquinas fotográficas. Sem dúvida que é uma excelente adição a este telefone.

O ecrã também se destaca no campo do design graças ao seu elevado brilho, fruto da sua camada endurecedora e óleofoba. Este tem 5″ de diagonal e resolução Full HD, mais do que suficiente para um telefone com estas dimensões, a menos que queiram utiliza-lo em óculos de realidade aumentada. O contraste de cores é muito bom e a densidade de pixeis também. Durante a nossa análise, testámos o ecrã em várias condições de luminosidade e este não desiludiu. Mesmo em condições de luz solar direta, a luminosidade adapta-se muito bem, sem que nunca tenha havido uma situação em que se tenha deixado de ver o ecrã.

DESEMPENHO

Tendo em consideração que estamos a falar de um telefone de gama média, podemos afirmar que o desempenho do novo Sony Xperia X não é nada mau. O processador é um Qualcomm Snapdragon 650 com 6 núcleos: 4 a operar a 1.4 GHz e dois a operar a 1.8 GHz. Aliado a este processador está um processador gráfico Adreno 510 e 3 GB de RAM. Em termos práticos, temos um telefone que opera de forma fluída, mesmo quando exigimos mais dele, caso em que utilizamos o GPS ou jogamos jogos mais exigentes a nível gráfico. Mesmo em multitasking, este porta-se lindamente. A traduzir este desempenho estão os 75707 pontos obtidos no AnTuTu V6.2.1. Já no Geekbench, o Sony F5121 pontuou 3333 em multi core  e 1407 em single core.

Já bastante comum nos smartphones actuais é a presença de sensor de impressões digitais. Este sensor tem um desempenho excepcional, sendo que nunca houve nenhuma situação em que não fosse possível desbloquear o telefone. Também o GPS tem um desempenho muito bom. O sinal é obtido rapidamente e mantém-se estável durante a sua utilização.

sony-xperia-x-4Outra característica muito agradável é o facto de este telefone possuir duas colunas, uma em cada extremidade do telefone. Um ponto muito positivo foi de facto o som emitido pelas colunas que, mesmo em ambientes ruidosos permite uma audição perfeita dos conteúdos que estamos a reproduzir.

A bateria, com 2620 mAh de capacidade é mais do que suficiente para um dia e meio de utilização. No meu caso, cuja utilização é normal mas implica uma utilização de GPS para conduzir pelo menos uma hora por dia, consegui chegar ao fim do dia com cerca de 35% de bateria.

CÂMARA

sony-xperia-x-7A Sony não quis poupar na câmara para este telefone e decidiu equipa-lo com um sensor de 1/2.3″, com uma resolução máxima de 23 MPx (4:3) ou 20 MPx (16:9), com autofocus híbrido, abertura F2.0 e um ISO que vai até 12800. A câmara frontal também é muito interessante, sendo que tem 13 MPx de resolução com abertura F2.0. Ambos os sensores filma a uma resolução máxima de [email protected], sendo que a câmara traseira é também capaz de filmar em [email protected]

De um modo geral, a câmara deste telefone tem um comportamento muito satisfatório. Em condições de boa luminosidade, a câmara é de facto fenomenal. As fotos são muito nítidas e as cores também. É relativamente rápida a focar, apesar de não ser dos focos mais rápidos que já testei em telefones. Com muita luz, a resolução que este sensor permite obter faz-se notar na qualidade das imagens que produz. A grande vantagem de uma resolução tão elevada é o facto de podermos fazer zoom digital 5X sem que a imagem perca qualidade.

Infelizmente, o desempenho da câmara em ambientes de pouca luz deixou-me um pouco desiludido. O sensor mostra-se incapaz de captar muita luz, o que produz imagens um pouco amorfas e muito pixelizadas.

O desempenho da câmara frontal é bastante bom. Foca bem e depressa e a resolução de 13 MPX ajuda em muito na obtenção da melhor selfie.

VEREDITO: SONY XPERIA X (F5121)

Se procura um telefone de gama média mas não quer abdicar de um bom desempenho então este Sony Xperia F5121 é uma excelente aposta. O desempenho de processamento e o desempenho gráficos são muito bons, o que aliado a uma boa autonomia de bateria, um som de qualidade e a um design ergonómico e elegante, demonstra claramente que estamos na presença de um telefone de grande qualidade.

sony-xperia-x-8O sensor de impressões digitais e a sua posição são sem dúvida uma mais valia e veio mudar a minha perspetiva do que era a posição ideal para a colocação destes sensores.

A câmara tem um bom desempenho quando a utilizamos em ambientes com muita luz, apesar de achar que deveria focar mais rapidamente. No entanto, se procura um telefone para tirar fotos à noite ou em ambientes de pouca luz, então este telefone irá desiludi-lo.

Outro ponto negativo é o preço. 550 euros por um telefone de gama média alta parece-me um pouco proibitivo tendo em conta que topos de gama com um desempenho muito superior a todos os níveis podem ser adquiridos por mais 100 euros.

Pontos fortes:

  • Design;
  • Sensor de impressões digitais;
  • Botão para disparo fotográfico;
  • Som emitido pelas colunas;
  • Qualidade do ecrã;
  • Ergonomia, design e materiais utilizados.

Pontos fracos:

  • Desempenho da câmara em ambientes de pouca luminosidade;
  • Preço.

Agradecemos desde já à Sony por nos ter facultado este telefone para teste. Este pode ser obtido nas lojas da Vodafone por 549.9 euros. Abaixo fica a nossa galeria de fotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here