A Sony anunciou recentemente os seus planos para lançar um serviço de streaming na nuvem para a PlayStation 5. Este serviço estará disponível para os membros do PlayStation Plus Premium e começará a ser implementado ainda este mês de outubro.
Hideaki Nishino, vice-presidente de experiência da plataforma na Sony, afirmou que “alguns jogos de PS5 estarão disponíveis para transmissão e planeamos ter centenas de títulos de PS5 para apoiar este novo benefício”. O serviço tem data de lançamento prevista para 17 de outubro de 2023 no Japão e 23 do mesmo mês na Europa e América do Norte.
Dentre os títulos suportados no catálogo estarão grandes sucessos como Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Horizon Forbidden West, Ghost of Tsushima, Mortal Kombat 11 e Saints Row IV. Além disso, alguns títulos digitais para PlayStation 5 que foram adquiridos pelos utilizadores também poderão ser jogados via streaming, como Resident Evil 4, Dead Island 2, Genshin Impact, Fall Guys e Fortnite. A Sony anunciou ainda que os DLC comprados de títulos de PlayStation 5 poderão ser transmitidos.
Os utilizadores do PlayStation Plus Premium terão à sua disposição várias opções de resolução, incluindo 720p, 1080p, 1440p e 4K, com suporte para até 60 frames por segundo e saída SDR ou HDR. No que diz respeito ao áudio, será possível selecionar entre 5.1, 7.1 e Tempest 3D Audiotech.
Os jogadores poderão realizar capturas de ecrã e vídeos de até três minutos de duração, que serão descarregados na galeria na PlayStation 5 e também estarão disponíveis através da aplicação da PlayStation.
Este anúncio da Sony surge num momento em que o mercado de videojogos na nuvem poderá experimentar um crescimento significativo, na sequência da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. A Sony anunciou também recentemente uma nova PlayStation 5, que não se revelou ser o esperado modelo Slim.
Este serviço, que estará disponível para os membros do PlayStation Plus Premium, promete trazer uma nova dimensão à experiência de jogo, com a possibilidade de jogar títulos de sucesso via streaming. No entanto, resta saber como este serviço se irá comparar com outras ofertas semelhantes no mercado, como a Xbox Cloud Gaming da Microsoft. A minha opinião é que este é um passo positivo para a Sony e para a indústria dos videojogos em geral, pois oferece aos jogadores mais flexibilidade e opções de jogo.
Fonte: videogameschronicle