A Sony já prepara a estreia da PS VR2, que deverá acontecer no primeiro trimestre de 2023, e está comprometida em disponibilizar cerca de dois milhões de unidades do dispositivo até março do ano que vem, segundo noticia a Bloomberg.
Na notícia pode ler-se que o plano de produção terá entrado em vigor no mês passado e não enfrentou obstáculos ou restrições de maior na cadeia de produção até agora, exceto nos chips semicondutores que ainda são escassos no mercado.
A PS VR2 promete dar um “grande salto geracional”, oferecendo configurações robustas, como a resolução em 4K e HDR, gatilhos adaptáveis, resposta tátil, suporte ao áudio 3D e painéis de OLED.
“A chave para o sucesso é a qualidade dos jogos que a Sony poderá desenvolver”, disse o analista Serkan Toto, da Kantan Games, de Tóquio. “O outro ponto crítico será o preço: em termos de especificações, a PSVR2 é uma fera, e alguns utilizadores já esperam que custe tanto quanto a própria PS5”.
É claro que não poderia faltar essa lista de jogos recheada para o lançamento, por isso a Sony está a preparar um catálogo com 20 títulos para a estreia – embora o headset não seja compatível com os jogos da primeira geração da PSVR. Embora Ghostbusters VR, Resident Evil Village e Horizon: Call of the Mountain tenham sido confirmados para a PSVR 2, não está claro se estarão entre a linha de lançamento ou se virão a ser lançados posteriormente.
A desaceleração económica e o aumento dos custos de materiais após a invasão da Ucrânia pela Rússia também atingiram o setor de Realidade Virtual. A Meta, por exemplo, aumentou o preço do Quest 2 em agosto em resposta ao elevado custo de produção.
“O aumento do custo de vida está a deixar muitos consumidores desconfiados e a evitarem gastar em itens não essenciais”, disse o vice-presidente de dados e análises da IDC, Francisco Jeronimo. “Se a crise económica se mantiver, a Sony pode ter de fazer cortes na produção”, reflete.
O chefe da PlayStation Indies, Shuhei Yoshida, revelou recentemente que os estúdios independentes assumirão mais “riscos” na produção dos seus jogos para a PS VR2. O porta-voz da Sony Interactive Entertainment ainda não comentou oficialmente o que se espera do lançamento.
Fonte: Bloomberg