Na quarta-feira do dia 7 de outobro, a Sony interactive Entertainment publicou um vídeo no YouTube onde mostra neste uma pessoa a desmontar por completo a nova PlayStation 5, revelando assim todo o seu hardware.
A PlayStation 5 pode ser vista em detalhe, sendo desmontada passo a passo pelas mãos de um colaborador experiente. O vídeo é narrado em japonês, tendo legendas em inglês, e dá-nos uma visão completa da nova consola, detalhando alguns dos principais avanços tecnológicos da mesma.
Com isto, a Sony interactive Entertainment pretende mostrar de que maneira funciona a nova PlayStation 5, respondendo também a muitas questões, até agora por responder, da comunidade gaming acerca do hardware da consola mais aguardada de sempre.
O vídeo começa com uma explicação bastante detalhada de todas as entradas e pontos de conexão da nova PlayStation 5, dando aos fãs e consumidores uma visita guiada pelo exterior. Estas são 3 entradas USB-3.0, uma entrada USB-C, uma entrada HDMI, uma entrada de energia e ainda uma entrada LAN.
Após isto, o colaborador mostra como funciona o suporte da nova PlayStation 5, demonstrando de que maneira este se encaixa na consola e de que forma a mantem na vertical ou na horizontal de uma forma mais estável e segura.
Após isto, é dado inicio à desmontagem da consola passo a passo, começando o colaborador por deslizar os painéis laterais, revelando as grandes grelhas e entradas de ar. Desta forma, a Sony revela o desempenho térmico e a refrigeração da sua nova consola, mostrando que a PlayStation será a consola mais silenciosa já feita pela empresa japonesa.
Assim que o interior é revelado, somos novamente guiados pelos componentes, o processador, a placa gráfica, o armazenamento e muitos mais chips da PlayStation 5. Voltamos a ver, novamente, um grande módulo de refrigeração e uma maior atenção dada ao arrefecimento por parte da Sony.
Um dos aspetos que a Sony revelou no vídeo e que toda a comunidade gaming queria saber é de que maneira é que os jogadores vão poder expandir o armazenamento. No vídeo, a Sony revela que a expansão do espaço será feita através de um espaço para uma SSD M.2 de quarta geração, de maneira a que essa segunda SSD tenha no mínimo 5 Gb de processamento de informação.
Desta forma, os jogadores ficam a saber que a expansão do armazenamento não será através de uma SSD Sata III, mas sim através de uma SSD M.2 de quarta geração, de maneira a que a PlayStation 5 seja super rápida.
Outro aspeto importante que a Sony mostrou no vídeo foram umas entradas nas laterais da consola que têm como objetivo expulsar todo o pó que esta acumula ao longo do tempo, de maneira a que a consola se mantenha limpa, sem a necessidade dos jogadores a terem de desmontar para limparem o pó da mesma.
Em resumo, a nova PlayStation 5 é uma consola de fácil desmontagem e com vários componentes de simples acesso, algo que também facilitará uma possível manutenção e a ocasional limpeza da mesma, que será agora menor, devido ao aspeto referido acima.