Sony e Panasonic anunciam disco ótico de 300 GB

disco oticoA Sony e a Panasonic estão a trabalhar em conjunto num novo padrão de disco ótico, que será capaz de armazenar 300 GB de dados. O produto ficará disponível a partir de 2015.

De acordo com as duas empresas, o principal objetivo é dar resposta à crescente necessidade por maiores espaços de armazenamento na esfera profissional. A tendência de armazenar dados na cloud não suprimiu a necessidade dos discos, que continuam a ser privilegiados por empresas de produção de vídeos em alta definição, nas indústrias cinematográfica e televisiva, por exemplo.

As próprias empresas que prestam serviços na “cloud” podem beneficiar com um aumento do espaço nos discos, já que lidam com volumes cada vez maiores de dados e de transferências de arquivos e poderão guardá-los nos seus datacenters eom discos ópticos de maior capacidade.

Além disso, os discos óticos “têm excelentes propriedades de proteção contra as agressões  do meio ambiente, tais como pó, resistência e resistência à água, e também podem suportar variações de temperatura e humidade”, justificam a Sony e a Panasonic num comunicado.

Entre as vantagens do produto está também a compatibilidade inter-geracional entre diferentes formatos, garantindo que os dados podem continuar a ser lidos ainda que o seu formato evolua. “Estas características tornam-nos num produto sólido para o armazenamento de conteúdos a longo prazo”, referem.

Os discos atuais têm apenas capacidade de armazenamento de 25 GB numa única camada ou 50 GB em camada dupla. O disco ótico de 300GB ficará disponível, na previsão das duas empresas, em 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui